Fundos de Coesão estiveram em debate em programa de rádio (com vídeo da sessão)

31 Julho, 2020 José Ricardo Sousa 770 Sem comentários

"O Minho na Rota da Coesão!"

Rádio Antena Minho O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) / Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), promovem, no dia 30 de julho, pelas 18:00, na rádio Antena Minho, "O Minho na Rota da Coesão!""Fundos de Coesão: Dinâmicas Sociais e Perspetivas Futuras" é o mote deste programa que conta com as participações de José Manuel Fernandes, Deputado ao Parlamento Europeu e correlator do futuro Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia, Alexandre Almeida, da Agência Nacional de Inovação e Alessandra Silveira, do Centro de Estudos em Direitos da União Europeia da Universidade do Minho Centro de Estudos em Direito da União Europeia/Centre of Studies in EU Law (CEDU-JUSGOV).A moderação estará a cargo de Paulo Monteiro, diretor da ráwww.facebook.com/Centro-de-Estudos-em-Direito-da-União-EuropeiaCentre-of-Studies-in-EU-Law-24561222dio Antena Minho e jornal Correio do Minho e de Alzira Costa, coordenadora do Centro de Informação Europe Direct Minho.

Publicado por Antena Minho em Quinta-feira, 30 de julho de 2020

O Centro de Informação Europe Direct Minho, um projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal organizou, em parceria com a Antena Minho um programa de rádio sobre a temática “Fundos de Coesão: Dinâmicas Sociais e Perspetivas Futuras”, no passado dia 30 de julho, às 18 horas.

O programa, que foi transmitido em direto na rádio e página da Antena Minho, para além da abordagem do foco social dos Fundos de Coesão, este programa procurou também incidir no contributo dos mesmos para a região do Minho, no que diz respeito à competitividade, ao desenvolvimento regional e à inovação. Além disso, o programa pretendeu olhar para a forma como a região do Minho poderá usufruir do impacto positivo das perspetivas futuras do próximo Quadro Financeiro Plurianual.

Alessandra Silveira, do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da UMinho, referiu que o atual défice social europeu não pode ser superada apenas por uma agenda económica, e que a solidariedade (enquanto valor e princípio) deve ser mais visível na sociedade europeia, e partilhada por todos os EM de uma forma equitativa, aceitando o seu lado positivo e negativo. Por sua vez, José Manuel Fernandes sublinhou que os fundos de coesão têm sido preponderantes para a coesão social e territorial da UE na nossa região. De acordo com o Deputado ao Parlamento Europeu, “O Minho tem recebido investimentos sociais graças aos Fundos Europeus, alertando para a necessidade deste montante ser bem distriibuído pelas regiões menos desenvolvidas. Por último, Alexandre Almeida, da Agência Nacional de Inovação, referiu que Portugal obteve uma consolidação notável e um aproveitamento incrível nos indicadores de capital humano e produção científica. Alexandre referiu que a digitalização vai trazer novos desafios sociais no que diz respeito à abordagem do mercado e às empresas, mas realça a sua importância para a otimização da economia.

Numa sessão que contou com mais de 1,5 mil visualizações, a participação do público na caixa de comentários do evento foi elogiada pelos moderadores. A preocupação pelas temáticas sociais e o interesse e proatividade dos seguidores fez-se notar ao longo do evento.

Poderá ver ou rever o programa através deste link:

Podcast da Rádio Antena Minho: https://www.antenaminho.pt/…/o-minho-na-rota-da-coesao…/1700

Spotify: https://open.spotify.com/show/607yQ6huSsNFHH1IyM2CVm

iTunes: https://podcasts.apple.com/…/atividades-de-com…/id1450272823