CIED Minho organiza videoconferências sobre o ambiente e diplomacia da UE

3 Agosto, 2020 José Ricardo Sousa 695 Sem comentários

Nos dias 2, 3 e 15 de junho, o CIED Minho realizou três sessões informativas no âmbito do ciclo de atividades “UE – um ideal único” em Pedome e Melgaço. As sessões, que contaram com a presença de elementos do Agrupamento de Escolas de Pedome e do agrupamento de Escolas de Melgaço, e ainda de mais alguns alunos interessados na respetiva atividade, incidiu na apresentação, reflexão e discussão sobre duas das prioridades políticas da Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen, denominada por “o Pacto Ecológico Europeu” “uma Europa mais forte na cena mundial”, respetivamente.

As atividades decorreram em formato de videoconferência, onde o técnico do CIED Minho, José Ricardo Sousa, teve a possibilidade de apresentar o tema aos participantes presentes. Além disso, todos os presentes foram convidados a responder a uma série de questões enquadradas com a atividade política para iniciar o desenvolvimento da atividade através de uma conversa construtiva em que os interessados puderam explicar os seus pontos de vista sobre a temática envolvida.

Ao longo de uma hora, os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, e debater os seus pensamentos relativamente a esta matéria. Em Pedome, foram abordadas as preocupações ambientais como as alterações climáticas, a necessidade de reformular os estilos de vida, os benefícios de uma abordagem mais incisiva sobre o ambiente, assim como pela Estratégia 2030 e sobre a estratégia “Do Prado ao Prato”. Por sua vez, a atividade em Melgaço focou sobretudo sobre o Brexit, a Parceria Europa-África, e por último, o Plano Europeu de Defesa.

No cômputo geral, as ações revelaram-se um sucesso, tendo sido recolhidos vários depoimentos interessantes e construtivos por parte dos alunos. O CIED Minho também pretende realçar o empenho dos alunos, onde o interesse, a dedicação e o comprometimento sobressaíram vezes sem conta ao longo de toda a atividade!