Orientações da UE para um regresso seguro ao local de trabalho

    28 Abril, 2020 192

    Como garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no regresso ao local de trabalho? Muitos empregadores estão a debater-se com esta importante questão à medida que os países da UE planeiam ou põem em prática um regresso progressivo ao trabalho no contexto da COVID-19. Para responder a este problema, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) emitiu hoje orientações sobre o regresso ao trabalho.

    Nicolas Schmit Comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais «Hoje, mais do que nunca, é muito claro que a proteção e a promoção da segurança e da saúde no trabalho são da máxima importância para trabalhadores, empresas, sistemas de proteção social e toda a sociedade. Estas orientações dão respostas a dúvidas de ordem prática que os empregadores têm, por exemplo, sobre a forma de minimizar a exposição ao coronavírus no local de trabalho, como atualizar a sua avaliação dos riscos ou como tratar de trabalhadores que tenham estado doentes. Irão, assim, ajudar os empregadores e as empresas a gerir o regresso ao trabalho e a dar conselhos práticos ao seu pessoal

    É da maior importância para a Comissão garantir que os trabalhadores podem regressar ao local de trabalho num ambiente seguro e saudável. Por conseguinte, as orientações hoje emitidas representam um contributo crucial da UE neste importante período. Incluem ainda ligações para informações nacionais sobre profissões e setores específicos. As orientações abrangem vários domínios:

    • avaliação dos riscos e medidas adequadas;
    • envolvimento dos trabalhadores;
    • tratar de trabalhadores que tenham estado doentes;
    • planeamento e aprendizagem para o futuro;
    • manter-se bem informado;
    • informação para profissões e setores específicos.

    As orientações elaboradas pela EU-OSHA em cooperação com a Comissão Europeia beneficiaram igualmente dos contributos do Comité Consultivo tripartido para a Segurança e a Saúde no Trabalho e do Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho. Serão atualizadas regularmente com informações fiáveis em função da evolução da situação.

    Contexto

    O surto de coronavírus revela a importância crítica de boas medidas e condições de segurança e saúde no trabalho em todos os setores de atividade.

    A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) é a agência de informação da União Europeia para a segurança e a saúde nas atividades profissionais.

    No início da crise de coronavírus, a EU-OSHA já publicara orientações para os locais de trabalho. As orientações compilam as informações e os conselhos mais significativos disponíveis sobre o surto de coronavírus.

    Para mais informações

    Orientações da UE sobre «COVID-19: regresso ao local de trabalho»

    Sobre a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho,

    Siga o Comissário Nicolas Schmit no Twitter

    Assine e receba gratuitamente por correio eletrónico o boletim informativo da Comissão Europeia sobre Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão