Eurodeputados discutiram o futuro da Europa em Ponte de Lima

    17 Abril, 2019 312

    O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, em parceria com a Associação Ilumiano, o Gabinete do Parlamento Europeu e o Clube Europeu da Escola Secundária de Ponte de Lima, dinamizou uma ação informativa na Biblioteca Geral da Universidade do Minho, no dia 9 de março, pelas 17h00, com o objetivo de explorar a temática da cidadania europeia e das eleições europeias. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretende dissipar dúvidas ou questões dos cidadãos em relação à União Europeia e ao projeto europeu. Por conseguinte, pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

    Com esta atividade pretendeu-se refletir sobre os grandes desafios da União Europeia no futuro a curto-prazo. A sessão contou com a presença de três eurodeputados, de duas candidatas a eurodeputadas, e ainda com o professor Francisco Pereira Coutinho – especialista em assuntos europeus.
    A importância do projeto europeu foi um tema que esteve permanentemente em ressalva pelo painel, que não se imiscuiu a responder aos vários desafios lançados pelos participantes da mesa. A sessão contou com um publico bastante participativo e interatico, que aproveitou esta sessão para expressar as suas dúvidas, preocupações, e realçar os pontos positivos do projeto europeu. A plateia teve a oportunidade de lançar o seu contributo através de duas rondas de debate.

    Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida. Como é que a União Europeia afeta os nossos empregos, famílias, saúde, passatempos, viagens, segurança, escolhas? De que forma os jovens podem fazer parte integrante da União Europeia?