Conversa-café em Braga com especialistas em assuntos europeus

    17 Abril, 2019 José Ricardo Sousa 1467 Sem comentários

     

    Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, em parceria com o Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho, dinamizou uma ação informativa num bar académico, no dia 12 de março, pelas 21h00, com o objetivo de explorar a temática da cidadania europeia e das eleições europeias. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretende dissipar dúvidas ou questões dos cidadãos em relação à União Europeia e ao projeto europeu. Por conseguinte, pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

    Sob o tema “O que esperar da União Europeia?”, o evento pretendeu levar o público a refletir sobre quais os cenários que podem incidir sobre o futuro dos cidadãos europeus, assim como também pretendeu refletir sobre as grandes questões europeias da atualidade e os desafios que teremos de enfrentar no futuro a curto e médio prazo. Para falar sobre estas temáticas, constituímos um painel alargado e diversificado nas suas vertentes políticas. Na atividade, fizeram parte como oradores a Drª Liliana Reis, Dr Renato Soeiro, Drª Catarina Silva, Dr Paulo Sande, e ainda o Dr Ricardo Arroja.

    A sessão contou com um publico bastante participativo e interativo, que aproveitou esta sessão para expressar as suas dúvidas, preocupações, e realçar os pontos positivos do projeto europeu. A plateia teve a oportunidade de lançar o seu contributo através de duas rondas de debate.

    Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.

    Related Projects It`s Can Be Useful