Dia Europeu das Línguas comemorou a excelência na aprendizagem de línguas e o importante papel da tradução

28 Setembro, 2020 José Ricardo Sousa 625 Sem comentários

Para assinalar a 20.ª edição do Dia Europeu das Línguas (26 de setembro), a Comissão Europeia organizará uma conferência em linha, subordinada ao tema a Educação começa com a língua, na segunda-feira, 28 de setembro, bem como a realização da sua campanha de divulgação #DiscoverTranslation para destacar o papel que a tradução desempenha no nosso quotidiano.

A conferência em linha centra-se no papel das línguas no contexto do Espaço Europeu da Educação e, em particular, na aprendizagem das línguas como base da aprendizagem e do trabalho em qualquer parte da Europa e da integração na sociedade. Todos os jovens que deixam o ensino secundário devem, além de dominar a língua de ensino, poder estudar ou trabalhar noutra língua e interagir numa terceira.

Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude «O Dia Europeu das Línguas demonstra o empenho da Europa no multilinguismo. Orgulho-me de ter esta oportunidade para mostrar como a Comissão Europeia e o programa Erasmus+ apoiam a inovação e a excelência no ensino e na aprendizagem de línguas e, ao mesmo tempo, celebrar a nossa diversidade linguística.»

Durante todo o mês de setembro, a campanha combinada #EDLangs e #DiscoverTranslation tem sido feita nas redes sociais. Nela se publicam histórias, vídeos e entrevistas para mostrar os benefícios concretos e a omnipresença da tradução em todos os domínios da sociedade. Todas essas publicações demonstram a importância da tradução nos cuidados de saúde, em especial durante a atual pandemia de COVID-19, e apresentam o papel vital que a tradução desempenha na cultura, no entretenimento, na política e nos negócios. Em setembro e outubro, decorrerão mais de 80 eventos em toda a UE. Em Portugal, por exemplo, já decorreu hoje, 25 de setembro, um seminário virtual dirigido às escolas de todo o país. Prosseguem amanhã, 26 de setembro, com um evento de speak dating também em linha, em que será possível ter miniaulas de 10 minutos em 14 línguas europeias diferentes, incluindo a língua gestual portuguesa. Pelas 16h30, haverá um concerto transmitido na página Facebook da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Johannes Hahn, comissário do Orçamento e da Administração «O Dia Europeu das Línguas celebra a nossa diversidade linguística e cultural na Europa. Línguas comuns que nos ajudam a ultrapassar barreiras e nos aproximam. Em muitos domínios da nossa vida quotidiana, onde as nossas competências linguísticas podem não ser suficientes, podemos geralmente confiar na tradução. Este ano, encorajo as pessoas a juntarem-se aos eventos em direto e em linha em toda a Europa para descobrir as línguas e a tradução»

Entre 2014 e 2020, o programa Erasmus+ apoiou quase 20 000 projetos no domínio da aprendizagem das línguas em todos os setores da educação. As ferramentas digitais e os novos meios de comunicação social estão constantemente a ganhar terreno no ensino das línguas. Desde o seu lançamento há 15 anos, mais de 800 000 professores utilizam a plataforma eTwinning para colaborar com colegas e turmas de outros países, o que torna a aprendizagem de línguas muito mais interessante e motivadora do que antes. A conferência em linha colocará a tónica na seleção de projetos interessantes apoiados pelo programa Erasmus+ ou distinguidos com o Selo Europeu das Línguas em todos os países participantes.

Contexto

O Dia Europeu das Línguas, em 26 de setembro, é uma oportunidade anual já bem conhecida de sensibilização para a aprendizagem de línguas e a diversidade linguística. Teve início em 2001, com organização conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa. Tomam parte muitos institutos de línguas, associações culturais, universidades e, em particular, escolas. Com o financiamento do programa Erasmus+, a União Europeia ajuda a financiar eventos locais e nacionais em torno do Dia Europeu das Línguas.

Para mais informações

Recomendação do Conselho relativa a uma abordagem global do ensino e aprendizagem das línguas

Vídeo: «Vamos celebrar a nossa Europa multilingue!»