CIED Minho participa em evento sobre cidadania

21 Setembro, 2020 José Ricardo Sousa 920 Sem comentários

No dia 19 de setembro, o Centro de Informação Europe Direct do Minho esteve presente na primeira sessão do projeto mobe.te pela cidadania – um projeto de voluntariado da Associação sem fins-lucrativos “Adolescere – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente”, em Braga. A convite dos responsáveis do projeto, o CIED Minho fez-se representar com a presença da Coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa, que partilhou o painel de convidados com Isabel Viana, docente da Escola de Educação da Universidade do Minho. A moderação foi da responsabilidade de Patrícia Guiomar, membro do projeto “Mobe.te pela Cidadania”.

Sob uma metodologia de uma conversa-café, o projeto pretendia ilucidar os mais jovens para a importância de uma participação mais ativa na construção de uma sociedade mais democrática, tolerante e equitativa. Perante um público reduzido devido às restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde (máx. de 10 pessoas), o evento desenvolveu-se ao longo de mais de 2 horas. Durante a atividade, Alzira Costa motivou os jovens para integrarem a construção deste projeto europeu, apontando os principais benefícios que a União Europeia trouxe para o nosso quotidiano. Ademais, evidenciou o valor inestimável que cada cidadão pode acrescentar na sociedade e como a educação e formação, quer parental quer escolar, é decisiva para combater o constante desinteresse dos jovens por estas temáticas.

No final, houve espaço ainda para que o CIED Minho partilhasse alguns brindes com os presentes, que inclui uma brochura sobre a cidadania europeia; uma brochura geral sobre a União Europeia; máscaras reutilizáveis devidamente certificadas pelas autoridades competentes; e ainda protetores de máscaras.