Sofia Colares Alves participa nos eventos “Diálogos com os Cidadãos” em Guimarães e Barcelos

22 Maio, 2019 José Ricardo Sousa 1486 Sem comentários

No dia 8 de maio, em Guimarães e Barcelos, o Centro de informação Europe Direct do Minho organizou dois eventos “Diálogos com os cidadãos”. Os dois eventos contaram com a participação especial de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Um dos objetivos destes dois eventos “Diálogo com os Cidadãos” foi debater a Europa com os mais jovens.

Ao início da tarde do dia 8 de maio, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, o CIED Minho organizou, em parceria com a Antena de Informação Europeia de Guimarães, a Bilbioteca Municipal de Guimarães, um Díalogo com os Cidadãos cujo tema foi ‘A Tua Europa’ e o debate foi aberto, a todos aqueles que quiseram participar (em especial, a alunos do ensino secundário e profissional). Esta foi uma oportunidade de transmitir aos jovens os desafios e as oportunidades que a Europa constitui no presente e no futuro, através de um diálogo entre os intervenientes e a plateia de forma a constituir um momento de partilha e de conhecimento capazes de criar nos jovens um sentimento de pertença a um espaço comum que é a Europa. Para além de Sofia Colares Alves, esta atividade também contou com a presença de Filipa Pereira (Presidente da Casa da Juventude de Guimarães), e Paulo Lopes Silva (adjunto da Câmara Municipal de Guimarães).

Pode recordar os Dialogos com os Cidadãos em Guimarães a partir deste link.

E ao final do dia, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave recebeu o debate ‘O que a UE faz por nós?’, com jovens universitários. Num tom bastante informal, o evento decorreu no bar da Escola de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Da atividade, pudemos entender as perspetivas diversas que estiveram no debate para um esclarecimento por parte do painel de oradores (sobretudo da Dr.ª Sofia Colares Alves) acerca da influência da União Europeia no quotidiano dos cidadãos. Para uma maior compreensão, convidamos a presidente do IPCA, Prof. Dr.ª Maria José Fernandes para que possa dar o seu ponto de vista sobre a Influência da UE no Ensino Superior, e a presença do Dr. António Magalhães (antigo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães) para que possamos refletir acerca da cooperação entre a UE e as entidades institucionais mais locais.