Racismo e proteção dos direitos para minorias foram os grandes temas de mais uma sessão do CIED Minho

16 Dezembro, 2020 José Ricardo Sousa 1202 Sem comentários

No dia 9 de dezembro, o CIED Minho organizou uma sessão virtual com a Escola Secundária Santa Maria Maior, de Viana do Castelo, para celebrar mais uma semana dedicada aos Direitos Humanos. Nesse seguimento, o CIED Minho integrou as respetivas celebrações através de uma ação de sensibilização para as questões humanitárias, incidindo sobretudo nas questões relacionadas com o racismo e a protecção de direitos fundamentais para as minorias.

Para enriquecer esta sessão informativa, contamos com a presença especial da Drª Teresa Alves, jurista humanista e europeísta especializada em migrações e refugiados. Ao longo de aproximadamente uma hora, a nossa convidada especial teve a oportunidade de elucidar os mais jovens para a importância destes direitos para a nossa sociedade, bem como o impacto positivo que a UE tem realizado na Europa para a proteção desses mesmos direitos. Direitos como o igual acesso à justiça, educação, saúde foram realçados pela convidada como direitos basilares de qualquer sociedade humanista.

Teresa Alves enfatizou a necessidade de lutar contra os estereótipos promovidos na sociedade portuguesa, o que possibilitou a passagem de uma mensagem mais humanista e integradora de todos os presentes.

Esta atividade, que contou com uma plateia com cerca de 20 participantes, e decorreu com a máxima atenção e interesse por parte da plateia. No final, houve espaço para um caloroso e interessante diálogo entre as partes. Algumas conclusões foram retiradas deste evento graças à excelente participação de alunos e docentes.