Presidente von der Leyen e oito membros do Colégio de Comissários em Portugal para reunião com Presidência Portuguesa

    15 Janeiro, 2021 21

    Hoje, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tal como é habitual no início de cada Presidência, recebe em Lisboa o Colégio de Comissários da Comissão Europeia para uma ronda de reuniões sobre o programa e as prioridades da Presidência.

    O programa decorrerá no Centro Cultural de Belém (CCB) e inclui, às 14h00, uma conferência de imprensa conjunta do primeiro-ministro, António Costa, e da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen (que poderá ser acompanhada via EBS ou através das contas de Facebook e Twitter da Representação da Comissão em Portugal).

    Devido às limitações impostas pela pandemia, na reunião estará presente apenas um grupo limitado de membros do Colégio que, além da presidente von der Leyen, inclui os vice-presidentes executivos Frans Timmermans (Pacto Ecológico Europeu), Margrethe Vestager (Uma Europa Preparada para a Era Digital) e Valdis Dombrovskis (Uma Economia ao Serviço das Pessoas), o alto representante e vice-presidente Josep Borrell Fontelles (Uma Europa mais Forte no Mundo), os vice-presidentes Maroš Šefčovič (Relações Institucionais e Prospetiva) e Margaritis Schinas (Promoção do Modo de Vida Europeu) e os comissários Nicolas Schmit (Emprego e Direitos Sociais) e Elisa Ferreira (Coesão e Reformas).

    A delegação da Comissão Europeia chegará ao CCB pelas 10h15 para a sessão de trabalho com o Governo português que inclui um encontro bilateral entre a presidente von der Leyen e o primeiro-ministro António Costa, reuniões bilaterais e por grupos temáticos entre os demais comissários e membros do Governo português e uma reunião plenária. Estas discussões incidirão sobre as diferentes prioridades do programa da Presidência:

    • Promover a UE como líder na ação climática
    • Europa Digital: acelerar a transformação digital ao serviço de cidadãos e empresas
    • Europa Resiliente: promover a recuperação, a coesão e os valores europeus
    • Europa Social: valorizar e reforçar o modelo social europeu
    • Europa Global: promover uma Europa aberta ao mundo
    • Migração e Saúde
    • Prioridades do Conselho dos Assuntos Gerais

    Da parte da tarde, a presidente da Comissão reúne por videoconferência com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. Esta conversa será seguida de um encontro, também por videoconferência, alargado aos demais membros do Colégio, líderes de grupos parlamentares e presidentes de comissões parlamentares.

    A presidente Ursula von der Leyen tem ainda um encontro com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e conclui o programa desta visita a Lisboa com um jantar de trabalho com o primeiro-ministro António Costa.

    Do lado do Governo português, além do primeiro-ministro, nas discussões da manhã participam o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, o ministro da Defesa Nacional, João Cravinho, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra da Saúde, Marta Temido, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

    Toda a informação relativa à agenda oficial da Presidência Portuguesa do Conselho da UE é disponibilizada no sítio Web da PPUE, em https://www.2021portugal.eu/pt/eventos/.

    Conferência de imprensa:

    Às 14h00 (hora de Lisboa), terá lugar, também no CCB, uma conferência de imprensa conjunta do primeiro-ministro António Costa e da presidente da Comissão Ursula von der Leyen.

    Os jornalistas que pretendam colocar questões durante a conferência de imprensa devem enviar essa indicação para o email press@2021portugal.eu até às 11h00 (hora de Lisboa) do dia 15 de janeiro. Dado o tempo disponível, serão sorteados, de entre os que tenham manifestado interesse, os meios que poderão colocar perguntas.

    A conferência de imprensa será transmitida em direto no Twitter da Representação @CE_PTrep e da PPUE @2021PortugalEU.