Inauguração da Antena de Informação Europeia do CIED Barcelos na Kerigma

A Kerigma é, desde 2013, parceira do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), estrutura de acolhimento do Europe Direct Minho, para a constituição de uma Antena de Informação Europeia em Barcelos, na Kerigma.

Estabelecimento de Protocolo

Entre o IPCA através do projeto  Europe Direct Minho e a Kerigma (Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social) foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, com vista à criação de uma Antena de Informação Europeia.

O Protocolo foi oficializado a 28 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene de Inauguração da Antena que decorreu na Kerigma.
    A Antena de Informação Europeia é um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado por parte dos cidadãos à informação sobre a União Europeia e suas instituições.

Apresentação e Caracterização da Antena

A Antena de Informação Europeia na Kerigma está sedeada na sede da Kerigma, estando disponíveis materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes,…) sobre os mais variados temas europeus.

Os técnicos aí presentes esclarecem e respondem às perguntas colocadas pelos cidadãos que visitam o espaço adstrito à Antena de Informação Europeia.
    Os materiais informativos disponíveis tornam-se úteis, quer no apoio aos jovens em idade escolar, quer no apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades profissionais, quer ainda ao cidadãos em geral, na medida em que poderão obter informação, respostas a perguntas sobre o funcionamento das Instituições Europeias, legislação, políticas, programas e financiamentos comunitários, entre outros.

A Kerigma – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1996, e tem por missão promover o desenvolvimento integrado das pessoas, das organizações e da comunidade, criando serviços, soluções e produtos de excelência que contribuam para uma cidadania ativa, a solidariedade e a coesão social. Orientada pelos valores da igualdade e responsabilidade social, da inovação, do empowerment / capacitação das pessoas e das organizações, desenvolve a ação no domínio da Promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida, do Apoio Psicossocial e do Apoio ao Empreendedorismo e Emprego.

Para prossecução da sua missão, a Kerigma tem como objetivos estratégicos:

A Promoção de oportunidades de educação e formação na Europa, acesso ao conhecimento, ao desenvolvimento e reconhecimento de competências;

– A Promoção da igualdade de oportunidades, nomeadamente entre homens e mulheres;

– O desenvolvimento de iniciativas e serviços de apoio à infância, juventude, terceira idade e à família;

– O desenvolvimento mecanismos de promoção, qualificação e valorização do voluntariado;

– A Promoção do trabalho em rede, favorecendo a formação de parcerias, potenciando a eficácia e eficiência da sua ação;

– A Promoção do empreendedorismo, criando consistentemente, serviços, produtos e soluções inovadoras que satisfaçam as necessidades das pessoas, organizações e comunidade, contribuindo para uma cidadania mais ativa, a solidariedade e a coesão social;

– A Promoção do desenvolvimento rural, a dinamização do potencial endógeno, a preservação e valorização dos recursos naturais, patrimoniais e culturais, contribuindo para a salvaguarda da identidade e diversidade locais.

Sessão de Inauguração da Antena

No dia 28 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene que decorreu na Kerigma foi oficializado o Protocolo entre o IPCA e a Kerigma, do qual resulta a criação da Antena de Informação Europeia na Kerigma.
    Desta Sessão Solene, que decorreu na sede da Kerigma – espaço físico da Antena, destacamos a presença do Deputado Europeu – José Manuel Fernandes, que mais uma vez apresentou a União Europeia como um “espaço de oportunidades que nem sempre conhecemos”, do Presidente do IPCA, João Carvalho e do Diretor Geral da Kerigma, António Jorge Oliveira.

Endereços e contactos

Contacto personalizado
    António Jorge Oliveira
    Diretor da Kerigma