Inauguração da Antena de Informação Europeia do CIED Barcelos na ACICE

A ACICE é, desde 2014, parceira do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), estrutura de acolhimento do Centro Europe Direct, para a constituição de uma Antena de Informação Europeia na Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.

Estabelecimento de Protocolo

Entre o IPCA através do projeto Europe Direct Minho e a ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende) foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, com vista à criação de uma Antena de Informação Europeia.

O Protocolo foi oficializado a 28 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene de Inauguração da Antena que decorreu na ACICE.
    Antena de Informação Europeia é um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado  à informação sobre a União Europeia e suas instituições por parte dos cidadãos.

Apresentação e Caracterização da Antena

Antena de Informação Europeia na Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende está sedeada na sede da ACICE, estando disponíveis materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes,…) sobre os mais variados temas europeus.

Os técnicos aí presentes esclarecem e respondem às perguntas colocadas pelos cidadãos que visitam o espaço adstrito à Antena de Informação Europeia.

Os materiais informativos disponíveis tornam-se úteis, quer no apoio aos jovens em idade escolar, quer no apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades profissionais, quer ainda ao cidadãos em geral, na medida em que poderão obter informação, respostas a perguntas sobre o funcionamento das Instituições Europeias, legislação, políticas, programas e financiamentos comunitários, entre outros.

Sessão de Inauguração da Antena

No dia 28 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene que decorreu na ACICE foi oficializado o Protocolo entre o IPCA e Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, do qual resulta a criação da Antena de Informação Europeia na ACICE.

Da Sessão Solene, que decorreu na ACICE, destacamos a presença do Deputado Europeu – José Manuel Fernandes, do Presidente do IPCA – Prof. João Carvalho e Presidente da Direção da ACICE – José Faria.

Endereços e Contactos

Contacto personalizado
     Carlos Ribeiro

Endereço Postal