Visita da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

O Município de Guimarães é, desde maio de 2016, parceiro do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), estrutura de acolhimento do Centro Europe Direct Minho, para a constituição de uma Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, em Guimarães

Estabelecimento de Protocolo

Entre o IPCA através do projeto Europe Direct Minho e o Município de Guimarães foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, com vista à criação de uma Antena de Informação Europeia.

O Protocolo foi oficializado a 19 de maio de 2016, numa Sessão Solene de Inauguração da Antena que decorreu na Biblioteca do Município de Guimarães.

A Antena de Informação Europeia é um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado por parte cidadãos à informação sobre a União Europeia e suas instituições.

Apresentação e Caracterização da Antena

A Antena de Informação Europeia está sedeada na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, estando disponíveis materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes,…) sobre os mais variados temas europeus.

Os técnicos aí presentes esclarecem e respondem às perguntas colocadas pelos cidadãos que visitam o espaço adstrito à Antena de Informação Europeia.

Os materiais informativos disponíveis tornam-se úteis, quer no apoio aos jovens em idade escolar, quer no apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades profissionais, quer ainda aos cidadãos em geral, na medida em que poderão obter informação, respostas a perguntas sobre o funcionamento das Instituições Europeias, legislação, políticas, programas e financiamentos comunitários, entre outros.

Endereços e contactos

Responsável pela Biblioteca

Engª Juliana Fernandes

Endereço Postal