O ambiente foi o mote da 1ª edição Chá Europeu na Escola Camilo Castelo Branco

    5 Novembro, 2019 345

    O CIED Minho organizou, em parceria com os alunos do Clube Europeu e da Escola Embaixadora para o Parlamento Europeu da ESCCB, em VNF, uma atividade para abordar a temática das “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”.

    O painel contou com a presença da Eurodeputada, Isabel Carvalhais; do Diretor do AECCB, Carlos Teixeira; do Diretor da Casa de Ciência de Braga, João Vieira; no lugar do Vereador do Ambiente de VNF, Pedro Sena; o Chefe de Divisão do Ambiente, Pedro Fonseca; e o Biólogo Vasco Flores. As intervenções foram moderadas pela Coordenadora do Clube Europeu e Escola Embaixadora para o Parlamento Europeu, Carla Machado.

    Isabel Estrada Carvalhais, deputada do Parlamento Europeu (PE), defendeu que a alteração climática “é um problema com uma abrangência transversal nas sociedades’, lembrando os milhões refugiados que provoca e cujo número aumenta todos os anos.

    Falando no Clube Europeu da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, sobre Alterações Climáticas um desafio para a Europa’, a eurodeputada socialista referiu que “só em 2018 surgiram mais 17 milhões de deslocados no mundo por circunstâncias ambientais, dos quais 16 milhões devido a comportamentos extremos do meio do ambiente”, o que no seu entender “atesta a intensificação destes fenómenos e o seu impacto sobre os movimentos migratórios.”

    O Chá Europeu contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre alunos, encarregados de educação, familiares, professores e amigos, contribuindo, mais uma vez, para o sucesso das metas estabelecidas pelo Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco!