No que diz respeito aos materiais audiovisuais e eletrónicos, o Centro de Informação Europe Direct Minho assume uma responsabilidade acrescida. Essa responsabilidade em fazer algo díspar e com qualidade inquestionável resulta do facto da informação proveniente das políticas europeias ser demasiado técnica e monotona. Deste modo, o CIED Minho pretende transmitir a informação vinculada de uma forma simples, precisa, coerente, e transparente. O maior objetivo é fazer dissipar possiveis dúvidas que o cidadãos europeu, assim como fomentar o debate online acerca dos assuntos mais importantes para a União Europeia num futuro próximo.

    Principais objetivos:

    – Contribuir para uma melhor difusão de informação Europeia junto do público em geral;
    – Contribuir para uma melhor compreensão sobre o projeto europeu e perspetivas futuras.

    Destinatários: Público em geral

    Canais de distribuição: site, youtube e redes sociais

    Os 5 cenários sobre o futuro da Europa

    No cumprimento deste módulo, o CIED Minho traz 5 vídeos de reflexão sobre os 5 cenários possíveis para a Europa em 2025.

    A base de trabalho foi o Livro Branco sobre o futuro da Europa e tem como objetivo simplificar cada um dos cenários possíveis do Livro Branco sobre o Futuro da Europa. “Que futuro desejamos para nós próprios, para os nossos filhos e para a nossa União?”, é a questão de fundo que procurámos desenvolver mostrando as panorâmicas, vantagens e inconvenientes, e ponto de situação de cada um dos cenários em 2025.

    Cenário 1 - "Assegurar a Continuidade"

    Cenário 2 - "Restringir-se ao Mercado Único"

    Cenário 3 - "Fazer mais, quem quiser mais"

    Cenário 4 - "Fazer menos com maior eficiência"

    Cenário 5 - "Fazer muito mais todos juntos"