Conversa-café em Braga com especialistas em assuntos europeus

    17 Abril, 2019 326

     

    Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, em parceria com o Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho, dinamizou uma ação informativa num bar académico, no dia 12 de março, pelas 21h00, com o objetivo de explorar a temática da cidadania europeia e das eleições europeias. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretende dissipar dúvidas ou questões dos cidadãos em relação à União Europeia e ao projeto europeu. Por conseguinte, pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

    Sob o tema “O que esperar da União Europeia?”, o evento pretendeu levar o público a refletir sobre quais os cenários que podem incidir sobre o futuro dos cidadãos europeus, assim como também pretendeu refletir sobre as grandes questões europeias da atualidade e os desafios que teremos de enfrentar no futuro a curto e médio prazo. Para falar sobre estas temáticas, constituímos um painel alargado e diversificado nas suas vertentes políticas. Na atividade, fizeram parte como oradores a Drª Liliana Reis, Dr Renato Soeiro, Drª Catarina Silva, Dr Paulo Sande, e ainda o Dr Ricardo Arroja.

    A sessão contou com um publico bastante participativo e interativo, que aproveitou esta sessão para expressar as suas dúvidas, preocupações, e realçar os pontos positivos do projeto europeu. A plateia teve a oportunidade de lançar o seu contributo através de duas rondas de debate.

    Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.