Comissão Europeia lança consulta pública sobre um novo Plano de Ação para a Educação Digital

19 Junho, 2020 José Ricardo Sousa 669 Sem comentários

A Comissão lançou ontem uma consulta pública a nível da UE para garantir que o futuro novo Plano de Ação para a Educação Digital reflete a experiência da UE em matéria de educação e formação durante a crise do coronavírus. A pandemia resultou no encerramento generalizado de escolas e universidades e numa passagem para a aprendizagem à distância e em linha, e na utilização de tecnologias digitais numa escala maciça e sem precedentes. A consulta ajudará a retirar ensinamentos dessas experiências, e informará as propostas do plano de ação, que será de importância fundamental no período de recuperação da COVID-19.

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de Uma Europa Preparada para a Era Digital, «A crise do coronavírus apresentou-nos obstáculos muito diversos. Tanto pais como professores ou estudantes tiveram, sem qualquer aviso, de mudar rapidamente para a aprendizagem eletrónica. Esta consulta pública aberta dará a todos a oportunidade de nos dizer que problemas sentiram, mas também o que aprenderam, e que soluções foram encontradas. Tem sido uma curva de aprendizagem íngreme e em tempo real, e queremos saber mais sobre o que aconteceu. O Plano de Ação para a Educação Digital terá base nestes ensinamentos, de modo a apresentar uma visão europeia coerente e bem adaptada e um conjunto de ações com impacto para a educação digital.»

Margaritis Schinas, vice-presidente da Promoção do Modo de Vida Europeu «A crise amplificou as desigualdades socioeconómicas existentes e destacou as clivagens na educação digital, que é necessário resolver com urgência. A consulta pública sobre o novo Plano de Ação para a Educação Digital dá aos cidadãos a oportunidade de partilharem os seus pontos de vista e experiências e de definirem a agenda europeia para a educação digital.»

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude «Devido à pandemia de COVID-19,assistimos à maior perturbação do ensino e da formação na história recente da Europa. Cem milhões de estudantes, professores e pessoal educativo foram afetados a nível mundial, e muitos deles recorreram à educação digital para prosseguir o ano letivo. Para muitos, foi a primeira vez que utilizaram plenamente as tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem. Com esta consulta pública, queremos compreender e aprender com todas estas experiências. Todos temos lugar neste debate — vamos trabalhar em conjunto e assegurar que o novo Plano de Ação para a Educação Digital abre caminho para uma educação digital verdadeiramente inclusiva e de grande qualidade na Europa.»

A consulta pública visa recolher os pontos de vista de todos os cidadãos, instituições e organizações dos setores público e privado, dispostos a partilhar as suas opiniões e experiências desta crise sem precedentes, e a sua visão para a educação digital na Europa. A consulta [está/ estará] disponível em todas as línguas oficiais da UE, e decorrerá até 4 de setembro. Para complementar o processo, durante o verão terá lugar uma série de eventos de sensibilização em linha, a fim de recolher opiniões adicionais sobre a educação digital e a experiência da crise de COVID-19.

Contexto

A transformação digital é uma das prioridades da Comissão Europeia definidas na sua estratégia emblemática Uma Europa Preparada para a Era Digital. Educação e formação inclusivas e de grande qualidade são fundamentais para atingir esta ambição, de modo a garantir que todos os europeus estão preparados para viver e trabalhar na era digital. A fim de concretizar esta visão, a Comissão Europeia apresentará, em setembro de 2020, um novo Plano de Ação para a Educação Digital. O novo plano de ação será um instrumento fundamental no processo de recuperação da COVID-19, tendo em conta os ensinamentos retirados da crise e refletindo a visão a longo prazo para a educação digital europeia.

Para mais informações

Consulta pública sobre o novo Plano de Ação para a Educação Digital

Preparar a Europa para a era digital

Plano de Ação para a Educação Digital