CIED Minho realiza ação informativa em Moreira de Cónegos

22 Maio, 2019 José Ricardo Sousa 1754 Sem comentários

O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) esteve na Escola Básica Virgínia de Moura, em Moreira de Cónegos, distrito de Braga, para a realização de uma ação informativa denominada por “UE: passado, presente e futuro”, no dia 17 de maio, com o objetivo de dar a conhecer  a União Europeia, a sua história, políticas e a importância do projeto europeu na sociedade contemporânea.

Esta atividade contou com a presença de várias dezenas de alunos do ensino preparatório. A União Europeia foi o principal assunto a ser abordado na apresentação, onde os alunos tiveram a oportunidade de responder a alguma questões colocadas pelo técnico do CIED Minho.

No final, ainda houve tempo para discutir, em conjunto, algumas questões colocadas pelos alunos. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretende consciencializar os mais jovens para a importância de uma participação ativa e responsável dos cidadãos foram alguns dos objetivos desta ação informativa. Por conseguinte, também pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

Sob o tema “UE: passado, presente e futuro?”, a ação informativa pretendeu levar o público a conhecer um pouco mais sobre o propósito da criação deste projeto europeu, os benefícios que advieram da entrada do nosso país na até então Comunidade Económica Europeia, e as várias mutações e desafios que o projeto europeu atravessou até então.

A sessão contou com um publico bastante participativo e interativo, que aproveitou esta sessão para expressar as suas dúvidas, preocupações, e realçar os pontos positivos do projeto europeu. A plateia teve a oportunidade de lançar o seu contributo através de várias perguntas que foram sendo colocadas ao longo da atividade.

Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.