CIED Minho promove debate sobre “Multilateralismo e Eurorregiões: que futuro?” – A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal

    18 Novembro, 2020 25

    O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho)/Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), promove, no próximo dia 20 de novembro, pelas 15h30, um debate online, sobre a temática do multilateralismo e o futuro das eurorregiões – em parceria com o Europe Direct Lugo, a rádio Antena Minho e o jornal Correio do Minho.

    “Multilateralismo e Eurorregiões: que futuro?” é o mote do evento “Diálogos com os cidadãos” que pretende dar oportunidade aos cidadãos de interagirem com personalidades do poder local e europeu. O objetivo da atividade passa por perceber qual deverá ser o papel das eurorregiões para o futuro da Europa e como as regiões transfronteiriças têm beneficiado da criação de sinergias para potencializar o desenvolvimento económico local – o caso da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal

    Para analisar a temática, contamos com um ilustre painel de oradores: Ricardo Ferreira (coordenador “Border Focal Point” da Comissão Europeia), Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente do Eixo Atlântico), e ainda Lara Méndez (Alcadesa de Lugo e Vice-Presidente do Eixo Atlântico).

    A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal representa uma cooperação do Norte de Portugal com a região autónoma da Galiza. Alicerçada nas proximidades linguísticas e geográficas, esta região tem contado com uma notável dinamização ao longo dos últimos anos.

    Esta Eurorregião completará 30 anos no próximo ano. A partir dos vários acordos que saem de ambas as partes, foi possível construir uma Eurorregião forte e assente nos valores europeus e nas respetivas liberdades fundamentais.

    O próximo ano será um ano de desafios mais complexos e o início de um novo quadro financeiro plurianual representa uma oportunidade imprescindível para aumentar as sinergias entre ambas as partes. Estamos perante a única área de cooperação luso-espanhola que está dotada de instrumentos comuns de planeamento, que se revelaram imprescindíveis para que esta Eurorregião seja considerada, por muitos, como um dos projetos de referência nesta área.

    A sessão será transmitida através das páginas da rede social “Facebook” do CIED Minho e Antena Minho. Os cidadãos podem participar no debate através da partilha de ideias/sugestões e questões sobre a temática através, reportadas através do chat, para que possam ser respondidas pelos oradores. Desta forma o CIED Minho/IPCA convida toda a comunidade a acompanhar e participar ativamente no debate.

    Este evento pretende abordar as mais-valias da formação das eurorregiões para ambas as regiões, assim como elucidar quais os projetos de âmbito europeu e transfronteiriço têm sido colocados em prática pelos municípios, assim como abordar com0 a Comissão Europeia e o poder local perspetiva o futuro das eurorregiões.

    Onde posso assistir ao programa?

    CIED Minho: https://www.facebook.com/cied.minho

    Antena Minho: https://www.facebook.com/antenaminho

    EDIC Lugo: https://www.facebook.com/europedirect.lugo