CIED Minho integra projeto de redes regionais de redes europeias

    13 Novembro, 2020 7

    O Centro de Informação Europe Direct Minho, um projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, vai integrar um novo projeto-piloto da Comissão Europeia denominado por “Europe in…” – um projeto que pretende aumentar a interação e as sinergias entre as diversas redes europeias que estão distribuídas ao longo das regiões Norte e Centro de Portugal.

    Para além do CIED Minho, na região Norte fazem também parte o Europe Direct Bragança e o Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega,  enquanto que na região Centro o Europe Direct Aveiro, Europe Direct Região de Coimbra, Europe Direct Beira Interior, e Europe Direct Oeste, Lezíria e Vale do Tejo estarão integradas neste projeto. Além da Rede Europe Direct, outras redes europeias como as Eurodesks, European Enterprise Networks European Documentation Center e outras redes de cariz europeu farão parte deste projeto.

    O projeto “Europa em…”, nome atribuído pela Comissão Europeia e que será personalizado de acordo com a implementação nas respetivas regiões, acompanhará os membros locais das redes da UE em áreas-alvo selecionadas e que visa promover seus deveres de cooperação e potencial no terreno. É um processo implementado pela Comissão Europeia. A Direcção-Geral da Comunicação (DG COMM) como líder de domínio no domínio da comunicação externa.

    É esperado que o projeto seja implementado entre o mês de  novembro de 2020 a março de 2021, e espera tornar a ‘Europa mais ágil no terreno e cada vez mais perto dos cidadãos»

    Para além do Norte e Centro de Portugal, fazem parte deste projeto outros 7 países que fazem parte desde projeto a região de Castilla&León de Espanha; a região de Piemonte, em Itália; a região de Skane, na Suécia, Burgenland, Niederösterreich, Wien na Áustria; Auvergne-Rhône-Alpes, na França; Dunántúl, da Hungria;  e, por último, Dolnośląskie, Opolskie, Śląskie, da Polónia.