CIED Minho inicia 2020 a falar sobre alterações climáticas

15 Janeiro, 2020 José Ricardo Sousa 883 Sem comentários

No dia 15 de janeiro, o CIED Minho deu início à concretização de mais um plano de atividades anual que vai estar presente um pouco por todo o Minho. Desta forma, o CIED Minho esteve presente para dinamizar uma ação informativa na Escola D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão. Esta sessão informativa, que teve o formato de uma ação em World Café, permitiu aos alunos refletir sobre uma temática bastante importante e atual: as alterações climáticas.

Nesta sessão, os mais novos puderam perceber a importância e relevância desta temática e os impactos que as alterações climáticas têm vindo a ter no curto-prazo a nível local. Mais adiante, o CIED Minho teve a possibilidade apresentar alguns dados importantes sobre esta temática, e aproveitou a oportunidade para introduzir o Pacto Ecológico Europeu aos mais novos, explicando de uma forma mais simplista os grandes objetivos deste roteiro. Por fim, os alunos tiveram a possibilidade de refletir sobre as questões colocadas em evidência e apresentar as suas sugestões para combater este grave problema mundial.

As sessões, que contaram com a presença de elementos que integram o clube europeu da respetiva escola, incidiram na reflexão e discussão sobre o impacto das alterações climáticas no nosso quotidiano. As atividades contaram, no total, com cerca de meia centena de alunos e teve uma duração total aproximada de duas horas.

Ao longo deste período, os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, e debater os seus pensamentos relativamente a esta matéria em grupos pequenos. Mais tarde, estes mesmos argumentos foram apresentados e discutidos por toda a sala. No final, os alunos chegaram a várias conclusões interessantes sobre este tema.

No cômputo geral, a ação revelou-se um sucesso, tendo sido recolhidos vários depoimentos interessantes por parte dos alunos. O CIED Minho também pretende realçar o empenho dos alunos, onde o interesse, a dedicação e o comprometimento sobressaíram inúmeras vezes ao longo de toda a atividade!