CIED Minho e IPVC juntam-se para organizar VAE

5 Novembro, 2020 José Ricardo Sousa 1044 Sem comentários

Na manhã do dia 4 de novembro, o Centro de Informação Europe Direct Minho, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organizou um seminário virtual sobre mobilidade profissional a nível nacional e europeu. Esta sessão contou com a participação do técnico Francisco Esteves, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo, e Sónia Trancoso, Conselheira da Rede EURES para a área de abrangência do Alto Minho. Para além disso, foi ainda possível elucidar a plateia sobre os benefícios do Corpo Europeu de Solidariedade para o desenvolvimento profissional e a relevância dos certificados do próprio projeto para a fase de avaliação de um Currículo Profissional.

A atividade era dirigida para o público universitário, designadamente finalista e que prensava entrar no mercado de trabalho num curto prazo, assim como estudantes que se encontram a concluir o respetivo mestrado. Tendo em conta o âmbito da atividade e no contexto em que estava inserida, a atividade foi realizada num modo mais descontraído e participativo possível, tornando a atividade mais interessante para o público. No final, foi aberto um espaço para diálogo para que os participantes pudessem colocar possíveis questões ou comentários a fazer sobre as temáticas em análise.

O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer o Centro de Informação Europe Direct Minho (assim como a rede em que está integrada), apresentar novas oportunidades e projetos que fomentem o empreendedorismo entre os jovens, e, por último, a apresentação da Rede EURES, e como devem os mais jovens procurar as ofertas que se encontram disponíveis na plataforma, assim como o Corpo Europeu de Solidariedade, e programas nacionais dentro do âmbito do emprego. No final da palestra, ainda houve espaço para os técnicos responderem a questões lançadas pela plateia.