CIED Minho e EU Careers apresentam carreiras europeias e outros programas comunitários na Universidade do Minho

6 Março, 2020 José Ricardo Sousa 1261 Sem comentários

A tarde do dia 4 de março foi uma tarde de conhecimento sobre aquilo que a União Europeia pode oferecer aos alunos de Relações Internacionais após o fim das suas licenciaturas. Em parceria com o Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho, o CIED Minho colaborou na organização de uma atividade relacionada com as saídas profissionais do respetivo curso e aquilo. Com essa finalidade, a atividade contou com Sofia Pais, EU Careers Ambassador, que veio fazer uma intervenção bastante didáctica e esclarecedora sobre as oportunidades europeias.

Durante esta apresentação, Sofia Pais teve a oportunidade de abordar as diferentes modalidades de recrutamento não só para as instituições europeias, como também para as agências, órgãos e outros organismos adstritos à união Europeia. Para além disso, Sofia também abordou nesta apresentação os váiros processos de adesão e candidatura a empregos e estágios europeus.  A título de exemplo, Sofia pais teve a possibilidade de convidar o público a resolver alguns dos problemas que costumam ser colocados nas diferentes fases de candidatura.

Por sua vez, José Ricardo Sousa, técnico do CIED Minho, apresentou, através de uma forma mais lata, outras possíveis oportunidades para o público. Na apresentação, José Ricardo explicou e abordou outros programas que podem ser úteis para que os recém-licenciados possam prosseguir com as suas finalidades, tais como as plataformas de investigação EURAXESS e Eracareers, ou o programa de voluntariado, Corpo Europeu de Solidariedade, dando foco para a vertente mais profissional.

Em suma, esta atividade contou com a participação de três dezenas de participantes que se mostraram bastante interessados em agarrar uma oportunidade de trabalhar na União Europeia.

Europe Direct Minho realizou sessão de informação
    9 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 20
    Comissão estabelece planos para um diploma europeu
    8 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 21