CIED Minho com programa diversificado para celebrar o dia da Europa

8 Maio, 2020 José Ricardo Sousa 770 Sem comentários

Para celebrar o Dia da Europa e os 70 anos da Declaração de Schuman, o CIED Minho (Centro de Informação Europe Direct Minho, tem preparado para amanhã um programa especial para os todos os cidadãos.

Durante todo o dia, o CIED Minho tem preparado uma séria de iniciativas digitais para todos os gostos e que vão ser transmitidas na página do Facebook e do Instagram do CIED Minho.

Durante a parte da manhã iniciar-se-á as comemorações a partir do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave através do Hastear da Bandeira, às 9 horas. Durante a parte da manhã, serão ainda divulgados alguns conteúdos lúdicos e criativos que foram elaborados pelos vários EDIC’s (Centros de Informação Europe Direct) a nível nacional, tais como a apresentação do Hino da Alegria ou o jogo “A Europa para ti” – um jogo que põe à prova os conhecimentos sobre a União Europeia neste dia tão especial! Ainda, no período, da manhã teremos o contributo especial da Srª Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Professora Doutora Maria José Fernandes.

Ao início da tarde, teremos uma entrevista à vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Drª Armandina Saleiro, que nos vai falar/contar um pouco sobre as suas experiências pessoais sobre o projeto europeu e as mais-valias para o município. Durante a tarde serão também divulgados vídeos de eurodeputados, presidentes de Câmara, e outras personalidades da região que fizeram questão de se juntar a nós neste dia. Por último, divulgaremos ainda a atividade “Ler a Europa” – uma atividade das bibliotecas municipais da região do Minho em que apresentam com várias sugestões de leitura relacionadas com a União Europeia para todas as idades.

Por fim, terminaremos o nosso dia com a participação e transmissão do evento “O Futuro da Europa”, às 21h30. Este evento, que contará com a moderação da Coordenadora do CIED Minho, Dr.ª Alzira Costa, com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela; o deputado ao Parlamento Europeu Eng. José Manuel Fernandes, e ainda de quatro estudantes da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Ao longo do dia, serão ainda disponibilizados outros conteúdos, iniciativas, e atividades da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e dos EDIC’s a nível nacional.

Esperamos por ti. Vem celebrar a Europa connosco!