Ciclo de cinema europeu gratuito: celebrar a Europa e apoiar a cultura

    14 Maio, 2020 13

    No quadro das celebrações do Dia da Europa, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia em Portugal organizam um ciclo de cinema europeu com acesso gratuito a alguns filmes na plataforma Filmin. O «Europa Film Fest: Uma sala com vista para toda a Europa» decorre de 15 a 22 de maio.

    Durante uma semana (de 15 a 22 de maio), oito filmes europeus vão estar gratuitamente disponíveis na plataforma Filmin. Os interessados devem inscrever-se gratuitamente na plataforma e terão acesso ilimitado a estes filmes durante uma semana.

    Os filmes incluídos neste ciclo de cinema são os seguintes:

    • God Exists, Her Name Is Petrunya – Teona Strugar Mitevska (vencedor em 2019 do Prémio de Cinema LUX)
    • Toni Erdman – Maren Ade (vencedor em 2016 do Prémio de Cinema LUX)
    • Mustang – Deniz Gamze Ergüven (vencedor em 2015 do Prémio de Cinema LUX)
    • Ida – Paweł Pawlikowski (vencedor em 2014 do Prémio de Cinema LUX)
    • The Broken Circle Breakdown – Felix van Groeningen (vencedor em 2013 do Prémio de Cinema LUX)
    • Mediterranea – Jonas Carpignano (finalista em 2015 do Prémio de Cinema LUX)
    • Sicilian Ghost Story – Fabio Grassadonia, Antonio Piazza
    • Cartas da Guerra – Ivo Canelas

    A iniciativa pode ser acompanhada através dos marcadores #CreativeEuropeAtHome e #StrongerTogether.

    Programa Europa Criativa

    O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo. Mais informações aqui.

    Os oito filmes incluídos neste ciclo de cinema receberam apoio do programa Europa Criativa MEDIA, quer na fase de desenvolvimento quer de distribuição.

    Prémio de Cinema LUX

    A lista de filmes disponíveis inclui cinco filmes vencedores e um finalista do LUX Film Prize, o Prémio de Cinema LUX do Parlamento Europeu, que promove filmes europeus e pretende mostrar a sua diversidade.

    Nos últimos 12 anos, o Prémio de Cinema LUX tem contribuído para a promoção de filmes europeus, financiando a legendagem dos três finalistas nas 24 línguas oficiais da União Europeia, facilitando assim a sua integração no circuito comercial europeu.

    Filmin

    A Filmin Portugal é uma plataforma VoD portuguesa de cinema independente que nasce de uma iniciativa de colaboração e diálogo entre os operadores cinematográficos portugueses (distribuidores, produtores) assim como críticos, festivais e instituições culturais nacionais e internacionais.

    Outras iniciativas para os setores cultural e criativo

    A Comissão Europeia lançou a iniciativa #CreativeEuropeAtHome, uma campanha nas redes sociais, nas contas Facebook, Twitter e Instagram do programa Europa Criativa. Pretende destacar atividades culturais em linha que estão a acontecer no âmbito do programa «Europa Criativa». A iniciativa #CreativeEuropeAtHome disponibiliza as criações dos beneficiários do programa aos amantes da cultura que se encontram atualmente confinados nas suas casas.

    A União Europeia lançou a plataforma Creatives Unite dedicada aos artistas, criadores e trabalhadores do setor cultural e artístico, para que seja fácil partilhar informações e oportunidades que os ajudem nestes tempos mais difíceis.

    Mais informação sobre a resposta da UE à COVID-19 aqui.