Em face da publicação de um convite promovido pela Comissão Europeia, em 2004, para a apresentação de propostas de criação de Centros de Informação Europeia, surgiu a Rede de Centros EUROPE DIRECT.

    As estruturas de acolhimento selecionadas na altura para acolherem um Centro Europe Direct tiveram em funcionamento os Centros por quatro anos – o período compreendido entre o ano de 2005 e o ano de 2008.
    No sentido de dar seguimento ao trabalho de informação desenvolvido por esta rede, em julho de 2008 e em julho de 2012, novos convites foram lançados pela Comissão Europeia para a apresentação de candidaturas para a seleção de estruturas de acolhimento de Centros EUROPE DIRECT, para o período de 2009-2012 e para o período de 2013-2017, respetivamente.

    A Rede de Centros de Informação Europe Direct constitui um dos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia e as prioridades da União Europeia (nomeadamente a estratégia para o crescimento Europa 2020), e promover a cidadania participativa a nível local e regional.

    O objetivo global desta rede é o de que os cidadãos tenham fácil acesso à informação e a oportunidade de dar a conhecer e trocar os seus pontos de vista, em todos os domínios de atividade da União Europeia e, em especial, nos que têm um impacto na vida quotidiana das pessoas.

    Missão

    A missão dos centros é bifacetada:

    -Informar os cidadãos europeus a nível local e regional. Os Centros constituem um parceiro fundamental no âmbito do conceito de «balcão único» enquanto primeiro ponto de entrada na União Europeia para os cidadãos, fornecendo informações sobre a União Europeia, remetendo-os para o portal «A sua Europa» ou para fontes de informação especializadas e outros serviços e redes. Prestam informações, aconselhamento e assistência e dão respostas a perguntas sobre a União Europeia, e, em particular, sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia, as prioridades da União Europeia (nomeadamente, a estratégia de crescimento Europa 2020), sua legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento.

    -Promover a cidadania participativa através de várias ferramentas de comunicação (publicações, sítio Internet, meios de comunicação social, etc.) e da interação com as partes interessadas locais e regionais, os multiplicadores e os meios de comunicação social. Estimulam o debate através da organização de conferências e eventos e canalizam as reações dos cidadãos de volta para a União Europeia.

    Objetivos

    O Centro de Informação Europe Direct do Minho tem o objetivo de:

    -Divulgar e responder a questões sobre as diversas temáticas da União Europeia aos cidadãos, entidades locais e regionais;

    -​​​​Cooperar com os diversos actores regionais e participar em projectos europeus;

    -Promover actividades de animação através da organização de eventos sobre assuntos europeus, nomeadamente: seminários, sessões de informação ou da participação em feiras e exposições;

    -Elaborar e/ou difundir material informativo (boletins, legislação, parcerias, projectos).

    -Orientar os pedidos especializados para os serviços competentes.