Em face da distribuição dos Centros de Informação Europe Direct a nível nacional, a Representação da Comissão Europeia em Portugal procurou identificar a área de maior incidência de intervenção de cada um dos Centros, procurando respeitar as NUTs.

    Área de ação do CIED Minho visa uma região de intervenção alargada, constituída por três NUTs de nível III, designadamente a NUT III do Cávado, NUT III do Ave, e mais recentemente, a NUT III do Alto Ave.

    NUT Cávado

    A NUT Nível III Cávado é uma sub-região estatística portuguesa integrada na Região Norte. É constituído pelos concelhos situados a norte do Distrito de Braga. É uma região limitada a norte pelo Minho-Lima, a leste pelo Alto de Trás-os-Montes, a sul pelo Ave e pelo Grande Porto e a oeste pelo Oceano Atlântico.
    Esta é compreendida pelos 6 concelhos abaixo identificados:

    – Esposende

    – Barcelos

    – Vila Verde

    – Braga

    – Amares

    – Terras de Bouro

     

    NUT Ave

    A NUT Nível III Ave é também uma sub-região estatística portuguesa integrada na Região Norte. Encontra-se limitada a norte e a leste pelo Cávado e pelo Alto de Trás-os-Montes, a leste e a sul pelo Tâmega e a oeste pelo Grande Porto.
    Compreende os 8 concelhos abaixo identificados:

    – Mondim de Basto

    – Vila Nova de Famalicão

    – Cabeceiras de Basto

    – Guimarães

    – Fafe

    – Póvoa do Lanhoso

    – Vizela

    – Vieira do Minho

     

    NUT Alto Minho

    A NUT Nível III Alto Minho é também uma sub-região estatística portuguesa integrada na Região Norte. Encontra-se limitada a sul pelo Distrito de Braga, a oeste pelo Oceano Atlântico, e a Norte e Este, pela Espanha.

    Compreende os 10 concelhos abaixo identicados:

    – Arcos de Valdevez

    – Caminha

    – Melgaço

    – Monção

    – Paredes de Coura

    – Ponte da Barca

    – Ponte de Lima

    – Valença

    – Viana do Castelo

    – Vila Nova de Cerveira