Bandeira

    A bandeira europeia é o símbolo da União Europeia (UE) e da unidade e identidade da Europa numa aceção mais lata.

    É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

    O número de estrelas não está relacionado com o número de países da UE. O círculo é um símbolo de unidade.

    A história da bandeira europeia remonta a 1955, quando o Conselho da Europa , uma organização que defende os direitos humanos e promove a cultura europeia, escolheu esse símbolo para sua própria utilização. Nos anos seguintes, o Conselho da Europa incentivou as instituições europeias emergentes a adotarem a mesma bandeira.

    Em 1983, o Parlamento Europeu decidiu que a bandeira das Comunidades devia ser a que era usada pelo Conselho da Europa. Em 1985, foi adotada por todos os dirigentes da UE como o emblema oficial das Comunidades Europeias, que viriam a dar origem à União Europeia. Atualmente, todas as instituições europeias têm também o seu próprio símbolo.

    Hino

    A melodia escolhida para simbolizar a UE é o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller, de 1785.
    Este hino simboliza não só a União Europeia, mas também a Europa num sentido mais lato. O poema «Hino à Alegria» evoca o ideal da fraternidade de Schiller, partilhado por Beethoven.Em 1972, o Conselho da Europa adotou o «Hino à Alegria» de Beethoven como o hino desta organização. Em 1985, foi a vez dos dirigentes europeus de também o adotarem como hino oficial da União Europeia. O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade.O hino europeu não se destina a substituir os hinos nacionais dos países da UE, mas antes a celebrar os valores que estes partilham. É tocado em cerimónias oficiais que contam com a participação da União Europeia e, de uma forma geral, em todos os tipos de eventos de caráter europeu.

    Dia da Europa

    No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

    A ideia era criar uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

    Comemore o Dia da Europa em 2019 visitando as instituições europeias no seu Dia anual de Portas Abertas, que terá lugar a 4 de maio em Bruxelas9 de maio no Luxemburgo e 19 de maio em Estrasburgo.

    O Dia de Portas Abertas é uma oportunidade única para descobrir a forma como as instituições europeias afetam a sua vida. Entre nos edifícios das instituições e participe em atividades especiais, como debates públicos e visitas guiadas.

    Em Bruxelas e Estrasburgo, a edição deste ano é subordinada ao tema «escolha o seu futuro». As eleições europeias, que decorrerão de 23 a 26 de maio, dão-lhe a oportunidade de se pronunciar sobre quem deve tomar as decisões importantes que afetam a sua vida quotidiana. Comprometa-se a votar e assuma a responsabilidade pelo futuro em destavezeuvoto.eu.

    A divisa da UE

    "Unida na Diversidade"

    A divisa da União Europeia, «Unida na diversidade», começou a ser utilizada em 2000.

    Esta divisa evoca a forma como os europeus se uniram e formaram a UE para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, sem nunca esquecer a enriquecedora diversidade de culturas, tradições e línguas que caracteriza o continente europeu.

    Seguidamente, pode visualizar alguns cartazes nas várias línguas da UE onde figura a divisa europeia.

    A divisa da UE em todas as línguas oficiais: