CIED Minho realiza iniciativa no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa

21 Abril, 2021 José Ricardo Sousa 930 Sem comentários

“Democracia e transparência” da UE em debate

O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), vai realizar, no dia 23 de abril, pelas 18h00, uma conferência online sobre Democracia e Transparência na União Europeia (UE), a partir da plataforma Zoom.

A sessão contará com intervenções de Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga e membro do Comité das Regiões Europeu), Pedro Froufe (Diretor do Centro de Estudos em Direito da UE da Universidade do Minho/JUSGOV, Carlos Abreu Amorim (Professor da Escola de Direito da Universidade do Minho), Luís Nuno Barbosa (presidente da Associação CIVITAS – Braga) e Raquel Carvalho da Silva (aluna da Escola Secundária Dr. Maria II, de Braga).

A moderação será assegurada por Alessandra Silveira, investigadora doutorada do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho/JUSGOV e titular da Cátedra Jean Monnet.

Este evento é realizado no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, iniciativa da UE, com o objetivo de incluir os cidadãos no processo de discussão do projeto europeu.

Nessa sessão, organizada pelo CIED Minho, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, serão aludidos os procedimentos democráticos atuais e discutidas possíveis novas metodologias que possam impulsionar um aumento da participação democrática.

“Entre outras temáticas, serão abordados dois aspetos essenciais. O sistema de candidatos principais à presidência da Comissão Europeia e as listas transnacionais para as eleições do Parlamento Europeu”, explica Alzira Costa, coordenadora do CIED Minho. Não obstante, “será também suscitado o debate e apresentação de ideias ou propostas com o objetivo de incrementar a transparência do processo legislativo”.

Os cidadãos em geral e os órgãos de comunicação social são convidados a participar nesta atividade, tendo a oportunidade de expressar as suas ideias e colocar questões ao painel de oradores.

O evento é aberto a todos os cidadãos mediante inscrição prévia através do link https://bit.ly/cofe-minho

O link da sessão será posteriormente partilhado por todos os inscritos.