Aluna famalicense vence Juvenes Traslatores

11 Março, 2021 José Ricardo Sousa 974 Sem comentários

Foi com grande entusiasmo que a Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebeu dois prémios no concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia.

Do espanhol para a língua portuguesa, a interpretação da aluna Ana Moreira foi merecedora de uma das 10 menções honrosas distribuídas pelo país. Já o texto da Leonor Silva venceu o título da melhor tradução portuguesa desta edição. A clareza e a criatividade desta aluna do curso de Ciências e Tecnologias surpreenderam o painel de jurados, que afirmam ter sido evidente a notoriedade da sua escrita, produzindo o mesmo efeito no leitor que o texto original, em inglês.

Lorena Rafaela, aluna da Escola Secundária de Vila Verde, foi também distinguida com menção honrosa pelos jurados pela tradução cuidada e de boa qualidade que apresentou na sua prova. Para além disso, os jurados também destacaram as boas soluções para os excertos críticos, em particular as frases idiomáticas que interpretou corretamente.

As alunas do 12º ano responderam da melhor forma ao apelo dos comissários, demonstrando o sucesso desta competição na promoção da aprendizagem de línguas, algo essencial para cumprir o mote “United in Diversity”. O Centro de Informação Europe Direct Minho/Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, manifestou o seu agrado pelo facto da região do Minho ter sido distinguida pela atribuição dos prémios em causa. Motivo de orgulho para  projeto, e que deve também ser motivo de orgulho da região pelo reconhecimento do talento demonstrado pelos jovens do Minho.

O concurso promovido pela Comissão Europeia – Juvenes Translatores – desafia cada tradutor a transmitir da melhor forma a mensagem de textos originais de outros idiomas para a sua língua materna. O concurso Juvenes Translatores tem por objetivo promover a aprendizagem das línguas nas escolas e dar aos jovens uma ideia do que é ser tradutor. O concurso permitiu a inscrição aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário e tem lugar em simultâneo em todas as escolas selecionadas no território da UE.

Desde 2007, a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza anualmente o concurso Juvenes Translatores (expressão latina para «jovens tradutores»). Ao longo dos anos, o concurso tornou-se numa experiência que tem mudado a vida de muitos dos seus participantes e vencedores. Graças à participação neste concurso, alguns dos participantes decidiram estudar tradução na universidade, enquanto que outros integraram o serviço de tradução da Comissão Europeia como estagiários ou tradutores a tempo inteiro.