Comissão institui mecanismo de transparência e autorização de exportações de vacinas contra a COVID-19

    1 Fevereiro, 2021 José Ricardo Sousa 522 Sem comentários

    Num esforço para assegurar o acesso atempado a vacinas contra a COVID-19 por todos os cidadãos da UE e para fazer face à atual falta de transparência das exportações de vacinas para fora da UE, a Comissão adotou hoje uma medida que requer que essas exportações sejam sujeitas a uma autorização concedida pelos Estados-Membros.

    Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia «A pandemia está a ter efeitos devastadores na Europa e em todo o mundo. A proteção da saúde dos nossos cidadãos continua a ser a nossa máxima prioridade, pelo que temos de pôr em prática as medidas necessárias para garantir que alcançamos este objetivo. Este mecanismo de transparência e autorização é temporário e, obviamente, continuaremos a honrar os nossos compromissos para com os países com rendimentos baixos e médios.»

     

    Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo e comissário do Comércio  «Este sistema direcionado e limitado no tempo abrange apenas as vacinas

    contra a COVID-19 que foram objeto de acordos prévios de aquisição com a UE. O objetivo é conferir uma maior clareza à produção de vacinas na UE e à sua exportação — esta transparência tem sido insuficiente e é vital neste momento. O mecanismo inclui uma vasta gama de isenções para honrar plenamente os nossos compromissos em matéria de ajuda humanitária e proteger as entregas de vacinas aos nossos países vizinhos e aos países necessitados abrangidos pelo mecanismo COVAX.»

     

    Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, «Dedicámos grande parte do ano passado ao árduo trabalho de negociação de acordos prévios de aquisição de vacinas com os respetivos produtores, a fim de proporcionar vacinas aos cidadãos, na Europa e não só. Concedemos financiamentos iniciais às empresas para criar a capacidade de fabrico necessária para produzir vacinas, de modo a que as entregas pudessem começar logo após a obtenção das necessárias autorizações. Precisamos agora de transparência sobre o destino das vacinas que assegurámos e garantir que chegam aos nossos cidadãos. Somos responsáveis perante os cidadãos e contribuintes europeus — este é para nós um princípio fundamental.»

    Mais informações no comunicado de imprensa completo e no documento com perguntas e respostas. Está também disponível o regulamento de execução da Comissão e anexos.

    A conferência de imprensa pode ser vista no canal EbS+.

    Related Projects It`s Can Be Useful