A Comissão Europeia lançou hoje a Nova Agenda do Consumidor, que visa capacitar os consumidores europeus para que desempenhem um papel ativo na dupla transição ecológica e digital. A Agenda aponta igualmente formas de aumentar a proteção e a resiliência dos consumidores durante e após a pandemia de COVID-19, que criou desafios significativos que afetam a sua vida quotidiana. Mais concretamente, a Agenda propõe prioridades e pontos de ação estratégicos a abordar em conjunto com os Estados-Membros, a nível europeu e nacional, ao longo dos próximos cinco anos. Tal incluirá, nomeadamente, uma nova proposta legislativa destinada a melhorar a prestação de informações sobre a sustentabilidade aos consumidores, a adaptação da legislação em vigor à transformação digital e um plano de ação com a China em matéria de segurança dos produtos.
Věra Jourová, vice-presidente dos Valores e Transparência «Queremos capacitar os consumidores para que desempenhem o seu papel na dupla transição ecológica e digital. Ao mesmo tempo, temos de garantir que as nossas regras que visam proteger os direitos dos consumidores acompanham o ritmo da atual evolução digital, em especial mediante um controlo rigoroso da sua aplicação e uma maior responsabilização das plataformas em linha.»
Didier Reynders, comissário da Justiça e Consumidores, «Os consumidores europeus estão no centro de uma mudança global e as suas ações podem fazer
uma diferença significativa. Os consumidores devem ser capazes de fazer escolhas sustentáveis e devem ter garantias de que os seus direitos serão protegidos em todas as circunstâncias. A nova Agenda introduz medidas que promoverão uma sociedade digital e ecológica justa, tendo em conta que o comportamento dos consumidores transcende as fronteiras dos Estados-Membros individuais.»
Direitos dos consumidores durante a crise da COVID-19
Quer se trate de burlas em linha ou de planos de viagem cancelados, a pandemia de COVID-19 afetou muitos aspetos da vida dos consumidores. A Comissão continuará a combater as burlas aos consumidores, em cooperação com a Rede de Cooperação no domínio da Defesa do Consumidor e em diálogo com as plataformas e todos os intervenientes pertinentes. Além disso, continuará a assegurar a proteção dos direitos dos viajantes e passageiros da UE em caso de cancelamento de viagens. A Comissão analisará o impacto a longo prazo da COVID-19 nos padrões de consumo dos europeus, como base para futuras iniciativas políticas.
Capacitar os consumidores e assegurar uma melhor proteção
A Nova Agenda do Consumidor apresenta uma visão para a política dos consumidores da UE de 2020 a 2025, centrada em cinco domínios prioritários:
Próximas etapas
A Comissão apresentará as iniciativas anunciadas na Agenda e aguarda com expectativa um amplo diálogo com todas as partes interessadas sobre as prioridades e as ações, bem como sobre os métodos de cooperação para promover conjuntamente a proteção dos consumidores nos próximos anos.
Contexto
A UE dispõe de um quadro robusto de defesa do consumidor, desenvolvido ao longo de muitos anos e reforçado recentemente por meio de várias iniciativas legislativas de que os consumidores da UE beneficiarão nos próximos anos, incluindo o Novo Acordo para os Consumidores, de 2018.
A Nova Agenda do Consumidor baseia-se na Agenda do Consumidor de 2012 e é o resultado de um intenso trabalho de preparação e debate com as partes interessadas. Em junho de 2020, a Comissão lançou uma consulta pública a nível da UE sobre a nova política europeia dos consumidores para o próximo período. A consulta pública deu um contributo valioso para a elaboração da Nova Agenda do Consumidor e revelou um apoio generalizado às suas principais prioridades, incluindo a necessidade de responder à pandemia de COVID-19. A agenda complementa outras iniciativas da Comissão, como o Pacto Ecológico e o Plano de Ação para a Economia Circular, e assegurará igualmente que a execução do quadro financeiro plurianual tenha em conta as prioridades dos consumidores.
Para mais informações
Nova Agenda do Consumidor: reforçar a resiliência dos consumidores para uma recuperação sustentável