CIED Minho organiza debate online sobre fundos de coesão e sustentabilidade ambiental

    7 Outubro, 2020 José Ricardo Sousa 944 Sem comentários

    O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho)/Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), promove, no próximo dia 9 de outubro, pelas 10 horas, um debate online na página do Facebook da própria organização (@cied.minho) sobre os desafios e oportunidades da prioridade política da Comissão Europeia – “Pacto Ecológico Europeu”

    “Fundos de Coesão e Plano de Ação para a Sustentabilidade Ambiental” é o mote da atividade, que pretende dar oportunidade aos cidadãos para perceberem as principais novidades que a Comissão Europeia pretende aplicar na Europa para atingir a neutralidade climática em 2050. Os cidadãos são convidados a interagir com os participantes colocando as suas ideias, dúvidas ou questões na caixa de comentários da atividade online sobre o tema em análise.

    Para além da abordagem do foco social dos Fundos de Coesão, este programa procurará também incidir no contributo dos mesmos para a região do Minho, no que diz respeito à competitividade, ao desenvolvimento regional e à agricultura. Além disso, o programa pretende perspetivar a forma como a região do Minho poderá usufruir do impacto positivo das perspetivas futuras do próximo Quadro Financeiro Plurianual e, de uma forma geral, como é que as instituições europeias preveem recuperar a economia europeia devido ao surto COVID-19 que se alastrou pela Europa, principalmente na área da agricultura e ambiente.

    O debate pretende informar e sensibilizar os cidadãos sobre o impacto positivo que estes fundos europeus têm no quotidiano dos cidadãos, evidenciando a necessidade de mudar o nosso comportamento em relação ao ambiente.

    No sentido de elucidar os cidadãos, o debate conta com a participação de Tomás Salazar Brier, representante da Comissão Europeia neste evento; Alexandra Roeger – vice-presidente do Município de Esposende; e ainda a Deputada ao Parlamento Europeu, Isabel Estrada Carvalhais, que recentemente foi nomeada relatora para a Estratégia da União Europeia “Biodiversidade 2030”.

    Os cidadãos e órgãos de comunicação social podem participar no debate através da partilha de ideias/sugestões sobre a temática. Assim, o CIED Minho/IPCA convida toda a comunidade a acompanhar e participar no debate, que será transmitido em direto na página de Facebook do CIED Minho.

    Onde posso assistir ao programa? Facebook CIED Minho: https://facebook.com/cied.minho/

    Related Projects It`s Can Be Useful