Comissão Europeia publica relatório sobre o impacto das alterações demográficas na Europa

    18 Junho, 2020 José Ricardo Sousa 1742 Sem comentários

    A Comissão Europeia adotou hoje o seu primeiro relatório sobre o impacto das alterações demográficas. Nele se apresentam as causas desta mudança de longo prazo e o seu impacto em toda a Europa, além de se destacarem também as ligações entre as estruturas demográficas e o impacto e potencial de recuperação da crise.

    Dubravka Šuica, vice-presidente da Democracia e Demografia «A crise veio expor muitas vulnerabilidades, algumas das quais estão ligadas às profundas alterações demográficas que já afetam as nossas sociedades e comunidades em toda a Europa. Este duplo desafio deve ajudar a moldar a forma de pensar nos cuidados de saúde, no bem-estar, nos orçamentos públicos e na vida pública nas próximas décadas. Tem de nos ajudar a resolver questões como o acesso aos serviços, a assistência comunitária e até a solidão. Trata-se, em última análise, da forma como vivemos juntos. Fazer face às alterações demográficas é fundamental para construir uma sociedade mais justa e resiliente.»

    O relatório dá início ao trabalho sobre os impactos das alterações demográficas

    O relatório revela as tendências demográficas de longo prazo nas regiões da Europa – do aumento da esperança de vida às baixas taxas de natalidade, ao envelhecimento das sociedades, aos agregados familiares mais pequenos e à urbanização crescente. Além disso, mostra a diminuição da quota de população da Europa no mundo – deverá representar menos de 4 % da população mundial em 2070. O relatório ilustra as diferenças consideráveis das alterações demográficas entre as regiões, bem como a necessidade de amparar o seu impacto em matéria de crescimento e sustentabilidade, emprego, saúde e cuidados continuados em diferentes partes da Europa.

    O relatório dá início ao trabalho desta Comissão neste domínio e ajudará a encontrar a melhor forma de apoiar as pessoas, as regiões e as comunidades mais afetadas. Constituirá, nomeadamente, a base para o próximo Livro Verde sobre o Envelhecimento e a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais.

    O relatório é complementado com fichas informativas por país e uma repartição estatística completa, que podem ser consultadas na nova página Web da Comissão dedicada à demografia.

    Para mais informações

    Relatório sobre o impacto das alterações demográficas

    Ficha informativa, incluindo fichas informativas sobre os desenvolvimentos nacionais

    Documento de trabalho dos serviços da Comissão que acompanha o relatório sobre o impacto das alterações demográficas

    Related Projects It`s Can Be Useful