Mais de uma dezena de atividades virtuais organizadas pelo CIED Minho durante o mês de maio

5 Junho, 2020 José Ricardo Sousa 966 Sem comentários

Ao longo do mês de maio, o Centro de Informação Europe Direct Minho (CIED Minho) organizou mais de uma dezena de atividades virtuais com vários parceiros regionais, no sentido de levar a Europa até aos mais jovens. Estas atividades surgem através do plano de readaptação do CIED Minho ao contexto atual que a Europa se encontra desde os inícios de março graças à propagação do surto COVID-19 pelo mundo. Referir que, para salvaguardar a saúde do público presente nas nossas atividades e respeitando as orientações de saúde decretadas pela Direção-Geral de Saúde, Comissão Europeia e pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o CIED Minho tinha suspendido o atendimento presencial e todas as deslocações ao serviço pela região do Minho desde o dia 12 de março.

Para ir ao encontro do interesse dos nossos parceiros regionais, o CIED Minho organizou 15 atividades por várias escolas da região do Minho, nomeadamente, a Escola Secundária D. Maria II (Vila Nova de Famalicão), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), Escola Básica de Pedome (Vila Nova de Famalicão), Escola Profitecla (Guimarães), a Escola Secundária das Caldas das Taipas (Guimarães), entre outras. Nas atividades, foi explicada a importância do projeto europeu, os valores inerentes ao mesmo, e como a União Europeia está presente no nosso quotidiano, dando especial atenção para os conteúdos e matérias que fossem mais do interesse da escola. Além disso, também houve oportunidade de discutir alguns dos temas da atualidade (a atuação da UE para travar a propagação da pandemia COVID-19) e ainda discutir algumas das prioridades da Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen (“Pacto Ecológico Europeu” e “Uma Europa mais forte no cenário mundial”). Assim, foi dado destaque aos participantes para participarem nestas atividades de uma forma ativa, contribuindo com as suas questões, ideias e outros contributos possíveis sobre um determinado tema.

O CIED Minho considera que, todos os esforços realizados para adaptar o método de trabalho para um contexto virtual no sentido de poder colaborar com as escolas e restantes parceiros da região para o trabalho das temáticas europeias, foi significativamente positivo e notou o interesse e o empenho dos participantes sobre os temas em questão. Durante os próximos meses, o CIED Minho continuará a desenvolver um trabalho de cooperação com os diversos atores regionais para o desenvolvimento e organização de atividades, em formato virtual, que pretendem discutir as mais diversas temáticas com os cidadãos europeus da região do Minho.