IPCA/CIED Minho celebram Dia da Europa

9 Maio, 2020 José Ricardo Sousa 847 Sem comentários

Durante o dia de hoje, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e o Centro de Informação Europe Direct do Minho organizam uma série de atividades e iniciativas digitais que visam a comemoração do Dia da Europa (9 de maio) e os 70 anos da Declaração de Schuman.

As atividades, que tiveram início no Campus do IPCA, em Barcelos, através do tradicional hastear da bandeira, contaram com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, e ainda da Coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa.

De acordo com Maria José Fernandes, “o IPCA, na qualidade de entidade gestora/acolhimento do Centro de Informação Europe Direct do Minho, não poderia ficar de fora da celebração de uma data tão especial”. A presidente do mais recente instituto de ensino superior do país, referiu ainda que “a União Europeia tem sido um ator determinante no apoio ao ensino superior e fundamental para continuar a pautar a nossa instituição pelas linhas orientadoras europeias e especializar o ensino/aprendizagem intensificando a atividade de inovação e investigação”. Maria José Fernandes, fez ainda alusão “as mais-valias que o projeto europeu trouxe no que diz respeito aos intercâmbios da comunidade académica que “através do programa Erasmus+ proporciona uma melhor educação e conhecimentos para todos”.

Já a Coordenadora do CIED Minho, Alzira Costa, referiu que “Comemorar o Dia da Europa é falar sobre a mesma, com os cidadãos e para os cidadãos e, este ano, as instituições europeias procuram fazer uma homenagem a todos os europeus que, num espírito de solidariedade ajudam a Europa a afirmar a solidariedade entre os povos”.

E neste sentido, ao longo do dia, o CIED Minho promove diversas atividades que contam com várias personalidades europeias da região, tais como os eurodeputados José Manuel Fernandes e Isabel Estrada Carvalhais, bem como representantes institucionais de vários municípios da região do Minho. Salientar ainda as várias atividades desenvolvidas pelas Antenas de Informação Europeia do CIED Minho e pelas Escolas da região.

Programação do dia

Durante a parte da manhã iniciar-se-á as comemorações a partir do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave através do Hastear da Bandeira, às 9 horas. Durante a parte da manhã, serão ainda divulgados alguns conteúdos lúdicos e criativos que foram elaborados pelos vários EDIC’s a nível nacional, tais como a apresentação do Hino da Alegria ou o jogo “A Europa para ti” – um jogo que põe à prova os conhecimentos sobre a União Europeia neste dia tão especial! Ainda pela parte da manhã, teremos o contributo especial de Maria José Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Ao início da tarde, teremos uma entrevista à vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, que nos vai contar um pouco sobre as suas experiências pessoais sobre o projeto europeu e as mais-valias para o município. Durante a tarde serão também divulgados vídeos de eurodeputados, presidentes de Câmara, e outras personalidades da região que fizeram questão de se juntar a nós neste dia. Por último, também divulgaremos a atividade “Ler a Europa” – uma atividade das bibliotecas municipais da região do Minho em que apresentam com várias sugestões de leitura relacionadas com a União Europeia para todas as idades.

Por fim, terminaremos o nosso dia com a transmissão do evento “O Futuro da Europa”, às 21h30. Este evento, que contará com a moderação da Coordenadora do CIED Minho, Dr.ª Alzira Costa, contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela; o deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, e ainda de quatro estudantes da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Referir ainda que, longo do dia, serão ainda disponibilizados outros conteúdos, iniciativas, e atividades da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e dos EDIC’s a nível nacional.