Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissário Stylianides em Lisboa para receber bombeiros que regressam do Chile

sexta-feira , 10 Fevereiro 2017

Christos Stylianides, Comissário europeu da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, está em Lisboa na próxima segunda-feira para receber, com o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, os bombeiros portugueses, espanhóis e franceses que estiveram destacados para o combate aos fogos florestais no Chile.

O apoio da UE foi mobilizado para apoiar o Chile devido aos numerosos incêndios florestais que causaram um elevado número de mortos e danos materiais, sobretudo nas regiões Centro e Sul do país. A ajuda surgiu na sequência de um pedido do governo chileno à comunidade internacional, o que ativou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. O Chile pediu equipas de combate a incêndios florestais, equipamento e conhecimentos especializados.

Antes do destacamento, o Comissário Christos Stylianides disse: «A UE está em total solidariedade com o povo e as autoridades do Chile, em especial, numa altura em que os incêndios florestais assolam várias partes do país. Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, foram enviadas equipas de bombeiros e peritos, a pedido do Chile, para ajudar neste momento difícil. Gostaria de agradecer a todos os Estados-Membros que propuseram a sua preciosa ajuda».

Em resposta ao pedido de ajuda da UE, França, Portugal e Espanha responderam, oferecendo apoio e equipas de luta contra incêndios florestais, compostas por 65, 52 e 60 bombeiros, respetivamente. Além disso, foram destacados para o país uma equipa de proteção civil da UE composta por oito peritos de Espanha, França, Suécia e Finlândia, bem como agentes de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência.

Os bombeiros portugueses, da Força Especial da Autoridade Nacional de Proteção Civil, conhecidos como «canarinhos», foram destacados para o Chile no dia 27 de janeiro e regressam a Lisboa esta segunda-feira.

O Comissário europeu estará esta segunda-feira com o Secretário de Estado da Administração interna, Jorge Gomes, no aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, e estarão disponíveis para fazer declarações à imprensa. A hora indicativa é 6h30 da manhã; os jornalistas interessados devem credenciar‑se (contacto abaixo) e confirmar a hora precisa durante o fim de semana.

As imagens captadas pela Comissão Europeia estarão disponíveis na EbS e o produto audiovisual é de utilização livre pelos meios de comunicação social.


 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda