Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Roteiro da Ciência traz Comissário europeu Carlos Moedas ao Minho

sexta-feira , 16 Dezembro 2016

Roteiro da Ciência traz Comissário europeu Carlos Moedas ao Minho

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, estará no Minho a 19 e 20 de Dezembro, passando por Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, os Eurodeputados José Manuel Fernandes e Nuno Melo, vários autarcas minhotos, o Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, e a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves, acompanham o Comissário europeu Carlos Moedas nesta iniciativa.

O Minho é a terceira etapa do Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permite explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência e Inovação, nomeadamente através dos instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Plano de Investimento Juncker e Fundos Estruturais), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições locais, regionais, nacionais e europeias.

Em cada um dos concelhos visitados, o Comissário Carlos Moedas visita os centros de investigação, empresas e Universidade do Minho, entidades que se destacam pela capacidade de inovação e de produção de conhecimento. A empresa Bosch Car Multimedia é um dos exemplos no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na produção industrial. Reconhece ainda a utilidade e o valor no estabelecimento de parceria com a Universidade do Minho, o que contribui para o seu nível de destaque.

A integração dos centros de investigação em redes europeias também recebe a atenção do Comissário: o Centro Tecnológico CITEVE, como referência internacional pela qualidade no desenvolvimento de novos materiais; o CENTI; e o Centro de Investigação 3B's, contemplado recentemente com um investimento de 15 milhões de euros do Programa Horizonte 2020 para a criação de um centro de investigação de excelência europeu em Medicina Regenerativa e de Precisão.

O Comissário debate com cidadãos a "União Europeia, desafios presentes e o papel das próximas gerações". A iniciativa, com entrada livre, tem lugar pelas 11h00, no auditório B1 do Campus de Gualtar, em Braga.

Na Reitoria da Universidade do Minho, Carlos Moedas fala com estudantes Erasmus e jovens envolvidos em ações de voluntariado.

O Roteiro da Ciência no Minho termina com a visita à Startup Braga, na qual o Comissário tem oportunidade de ouvir os empreendedores de empresas recém-criadas, para melhor compreender as vantagens e os desafios destas no mercado europeu e nacional.


Programa do Roteiro da Ciência / Minho

Segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2016

12h30 - 14h00 - Almoço oferecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão com empresários e autarcas

14h15 - 15h30 - Visita ao CITEVE - Centro tecnológico de Têxtil e do Vestuário

15h30 - 16h30 - Visita ao CeNTI - Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, funcionais e Inteligentes

17h00 - 18h00 - Visita ao Grupo de Investigação 3B´s - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos

18h30 - Visita à Bosch Car Multimedia

20h00 - 22h30 - Jantar oferecido pelo Comissário Carlos Moedas com empresários e autarcas


Terça-feira, dia 20 de dezembro de 2016

08h30 - 09h45 - Pequeno-almoço de trabalho com Câmara Municipal de Braga, InvestBraga e Universidade do Minho.

10h00 - 11h00 - Visita à escola de Medicina e ICVS

11h00 - 12h30 - Diálogo com cidadãos: «União Europeia, desafios presentes e o papel das próximas gerações»

13h00 - 14h30 - Almoço oferecido pela Universidade do Minho com responsáveis de investigação

14h45 - 15h15 - Encontro com estudantes Erasmus/Associação de Estudantes

15h30 - 16h15 - Visita à Start Up Braga


Mais informações:

Siga este evento com as hashtags #roteirociência #H2020.

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda