Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Universidade de Cork concede doutoramento Honoris Causa ao Comissário europeu Carlos Moedas

segunda-feira , 7 Novembro 2016

Em reconhecimento pelo seu empenho na agenda de inovação na Irlanda e na União Europeia, a University College Cork (UCC) conferiu a mais elevada forma de distinção ao Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. O reitor da Universidade, Dr. Michael Murphy, concedeu ao Comissário da UE o título de Doutor Honoris Causa em Direito, numa cerimónia especial que teve lugar no campus universitário.

«Reconhecemos desta forma o contributo significativo do Comissário Carlos Moedas para a promoção da excelência internacional das capacidades de investigação e inovação da UE e na criação de oportunidades para reforçar a agenda científica em toda a Europa. Reconhecemos o seu apoio à agenda de Inovação da Irlanda e admiramos o seu empenho e visão à escala europeia. Em nome da Universidade tenho o prazer de lhe conferir o título de Doutor Honoris Causa em Direito», afirmou o reitor Michael Murphy.

Na sua intervenção durante a cerimónia realizada em Cork, o Comissário Carlos Moedas afirmou: «Este título é muito importante para mim porque reconhece o meu trabalho como comissário e o esforço que tenho feito em prol da ciência na Europa. É um reconhecimento de dois anos de trabalho com os cientistas e universidades europeias sempre apostar numa Europa mais aberta e inclusiva. Do ponto de vista pessoal referi o meu pai que foi um grande jornalista mas nunca frequentou a universidade por razões económicas e que estaria sem dúvida orgulhoso se me visse ali naquele momento. Simbolicamente, falei do facto de UCC ser a universidade de George Boole o pai da matemática pura e do mundo digital em que hoje vivemos. Sublinhei também o curioso que o Doutoramento seja em Direito o que fecha o ciclo entre o meu início de carreira em engenharia, a meu MBA em gestão a minha vida ligada à Economia e agora o Direito.»

A cerimónia contou com a presença de David Stanton, Ministro irlandês para a Igualdade a Emigração e a Integração e de Dara Murphy, Ministro dos Assuntos Europeus, Mercado Único Digital da UE e Proteção de Dados. Para além destes membros do Governo irlandês, estiveram também presentes várias outras personalidades de alto nível, líderes no domínio da investigação e da inovação e representantes do mundo académico. A Vice-Presidente do Parlamento Europeu e eurodeputada, Mairead McGuinness, marcou também presença na UCC para felicitar o Comissário Carlos Moedas.

Ainda na UCC, o Comissário Moedas inaugurou oficialmente o emblemático edifício de inovação da Universidade, o Western Gateway. A atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao Comissário europeu Carlos Moedas teve lugar após um debate em mesa-redonda com várias personalidades do mundo académico e da investigação no edifício Western Gateway.

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda