Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissão Europeia nomeia novo Chefe da Representação em Lisboa

sexta-feira , 15 Julho 2016

A Comissão Europeia nomeou Sofia Colares Alves como novo Chefe da sua Representação em Portugal.

Sofia Colares Alves, que deverá entrar em funções em 16 de julho, tem uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais.

Advogada experiente, exerce funções na Comissão Europeia desde 2003, na área da política da concorrência. Começou por desempenhar funções na Comissão na unidade Transportes da Direção-Geral (DG) «Concorrência», depois de ter trabalhado como referendária na secção do juiz Moura Ramos, no Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, no Luxemburgo.

Após sete anos na DG Concorrência, passou a exercer funções de membro do gabinete do antigo Vice-Presidente da Comissão Joaquín Almunia (de 2010 a 2013), ao qual prestou aconselhamento em matéria de cartéis, política anti-trust e controlo das concentrações nos setores farmacêutico, dos transportes, da agricultura e da alimentação, e da indústria transformadora. Foi subsequentemente nomeada chefe de unidade na DG Concorrência, tendo sido responsável pela coordenação do trabalho das autoridades nacionais de concorrência no âmbito da aplicação da legislação da UE no domínio anti-trust (de 2013 a 2015).

Em maio de 2015 foi destacada para a Autoridade da Concorrência Portuguesa, em Lisboa, na qualidade de chefe de gabinete incumbida de prestar aconselhamento ao respetivo Conselho em todos os domínios da competência da AdC.

Tendo iniciado a sua carreira como assistente no departamento de direito do Colégio da Europa, adquiriu em seguida um ano de experiência no setor privado, ao serviço da sociedade de advogados belga Vermulst & Waer Advocaten.

Obteve a sua licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa e um mestrado em Estudos jurídicos europeus no Colégio da Europa em Bruges.

Contexto

A Comissão Europeia tem representações nos 28 Estados-Membros e gabinetes regionais em Barcelona, Belfast, Bona, Cardiff, Edimburgo, Marselha, Milão, Munque e Wroclaw. As representações são os olhos, os ouvidos e a voz da Comissão no terreno em todos os Estados-Membros da UE. Interagem com as autoridades nacionais e as partes interessadas e informam os meios de comunicação social e o público das políticas da UE. As representações informam a sede da Comissão de evoluções significativas nos Estados-Membros. Desde o início da Comissão Juncker, os chefes das representações têm sido nomeados pelo Presidente, sendo os seus representantes políticos nos Estados-Membros para os quais são destacados.

Para mais informações, consultar:

http://ec.europa.eu/portugal/home_pt

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda