Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Horizonte 2020 atribui cerca de 10 milhões a projeto de energia das ondas em Peniche

quarta-feira , 6 Julho 2016

O Mecanismo de Financiamento Innovfin para Projetos de Demonstração relacionados com a Energia (InnovFin Energy Demo Project) decidiu atribuir até 10 milhões de euros a um projeto de demonstração pioneiro que converte a energia das ondas em energia elétrica.

No âmbito da iniciativa Horizonte 2020, a Comissão Europeia e o Grupo BEI lançaram uma nova geração de produtos financeiros e serviços de consultoria, destinados a apoiar o acesso ao financiamento por parte de empresas inovadoras. O financiamento permitirá construir em Peniche uma unidade de demonstração à escala real do conceito WaveRoller.

A tecnologia WaveRoller visa, com recurso a um Conversor Oscilante de Translação das Ondas (Oscillating Wave Surge Converter - OWSC), converter a energia das ondas em energia elétrica, o que pode vir a constituir um importante passo na procura de novas fontes sustentáveis de energia.

Apesar das preocupações expressas neste domínio tecnológico da produção energética renovável, o projeto Wave Roller revela-se promissor, despertando o interesse comercial em seis países. «Investir nas tecnologias de energias renováveis é reforçar o papel de liderança da Europa nesta área. O nosso apoio a pioneiros no domínio das energias renováveis contribui para soluções aos desafios das alterações climáticas globais, criando emprego e crescimento económico sustentável na Europa e em Portugal», disse Carlos Moedas, Comissário Europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação.

O empréstimo, concedido pelo BEI e apoiado pelo Horizonte 2020, é o primeiro a financiar um projeto ao abrigo do InnovFin Energy Demo Project, um mecanismo de dívidas setorial e inovador que visa apoiar projetos comercialmente promissores, mas considerados de risco do ponto de vista tecnológico.

Desde 2012, estão em funcionamento 3 protótipos de 100KW cada, ligados à rede perto de Peniche, em Portugal. Com o apoio de um novo empréstimo de cerca de 10 milhões de euros, pretende-se agora instalar um mecanismo de demonstração de 350 kW à escala real na mesma zona, ainda este ano. O custo total do projeto é de 19 milhões de euros.

Mais informações em:

Apoio do Grupo BEI e da Comissão Europeia a empresas inovadoras

Mecanismo de Financiamento para Projetos de Demonstração relacionados com a Energia

Porta-voz da CE para a Investigação, Ciência e Inovação

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda