Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Hastear da Bandeira da União Europeia no Dia da Europa

sábado , 7 Maio 2016

Hastear da Bandeira da União Europeia no Dia da Europa

No seguimento do convite formulado no ano transato, o CIED Barcelos uma vez mais, lançou o desafio aos Municípios da sua área de intervenção -NUTs III do Cávado e do Ave- de hastear da Bandeira da União Europeia e, naturalmente, de Portugal e do Município, no dia em que se assinala o Dia da Europa (09 de maio).

Esta iniciativa visa, como referimos, o assinalar do Dia da Europa, dotado de toda a simbologia que lhe está inerente.

O Dia da Europa é uma oportunidade para organizar festividades e eventos destinados a aproximar as instituições europeias dos cidadãos e os povos europeus entre si, recordando-se as origens da construção europeia, a vitória sobre o nazismo e a vontade de lutar por uma paz duradoura.

As ideias que estão na base da União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, a 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. Todos os anos, esta data é comemorada como um momento fundamental para a criação da União Europeia, pelo facto de se considerar que o que é hoje a União Europeia teve início com a proposta de Schuman - a chamada Declaração Schuman.

No discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países da Europa. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia supranacional encarregada de gerir a produção em comum de carvão e aço. Um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções entrando em vigor em Julho de 1952.

Em 1985, numa cimeira europeia que teve lugar em Milão, foi decidido comemorar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".

Com este sentimento europeu, o CIED Barcelos convidou os Srs. Presidentes dos Municípios a assinalarem do Dia da Europa, com o hastear da Bandeira da União Europeia.

 

Municípios que vão Hastear a Bandeira da União Europeia - Dia da Europa

  • Município de Vila Nova de Famalicão - Hastear das Bandeiras, pelas 10h00 e, durante o período da tarde, realização de outras atividades comemorativas desta data, desenvolvidas pela Antena de Informação Europeia sedeada na Biblioteca Camilo Castelo Branco.
  • Município de Vizela - Hastear da Bandeira da União Europeia, de Portugal e do Município nos Paços do Município
  • Município de Amares - Hastear das Bandeiras
  • Município de Terras de Bouro - Hastear da Bandeira da União Europeia, pelas 10h00, na presença de crianças do Agrupamento de Escolas e utentes das IPSS do Concelho, bem como o executivo municipal
  • Município de Cabeceirais de Basto - Hastear da Bandeira da União Europeia - Para marcar esta data o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pelo vereador Alfredo Magalhães, na manhã do Dia 9, hastearam a bandeira da Europa no edifício dos Paços do Concelho, com envio de Comunicado para Imprensa.

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda