Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Celebre connosco o Dia da Europa

terça-feira , 12 Abril 2016

Celebre connosco o Dia da Europa

As ideias que estão na base da União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, a 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. Todos os anos, esta data é comemorada como um momento fundamental para a criação da União Europeia, pelo facto de se considerar que o que é hoje a União Europeia teve início com a proposta de Schuman - a chamada Declaração Schuman.

No discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países da Europa. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia supranacional encarregada de gerir a produção em comum de carvão e aço. Um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções entrando em vigor em Julho de 1952.

Em 1985, numa cimeira europeia que teve lugar em Milão, foi decidido comemorar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".

O Dia da Europa é uma oportunidade para organizar festividades e eventos destinados a aproximar as instituições europeias dos cidadãos e os povos europeus entre si, recordando-se as origens da construção europeia, a vitória sobre o nazismo e a vontade de lutar por uma paz duradoura.

Neste sentido, o CIED Barcelos pretende realçar esta importante data no processo de construção da União Europeia, não só no dia 9 de Maio, mas sim durante todo o mês de maio, através de:

  • organização de eventos de natureza diversifica, para público em geral e/ou mais específico, cuja temática central recairá sobre a "União Europeia" e sobre as Comemorações dos "30 anos de Adesão de Portugal à União Europeia".
  • estabelecimento de parcerias para apoiar outras entidades/instituições, designadamente escolas, para o desenvolvimento de atividades comemorativas do Dia da Europa, de natureza diversificada.

Assim, o CIED Barcelos disponibiliza-se para organizar/participar e ou apoiar na organização de ações informativas, de acordo com as especificidades do público-alvo, sobre as temáticas abaixo identificadas:

  • História e Construção da União Europeia
  • Cidadania Europeia - Direitos e Deveres
  • Funcionamento das Instituições Europeias - Triângulo Institucional
  • Portugal - 30 anos de Adesão de Portugal à União Europeia
  • Competitividade e Emprego da Europa
  • Prioridades da Comissão Europeia
  • Plano de Juncker

Se pretender calendarizar uma ação informativa pode  aceder aqui.

 

Atividades desenvolvidas de natureza diversificada:

  • Hastear da Bandeira da União Europeia, de Portugal e do Município

Em face de convite do CIED Barcelos aos Municípios da NUTs III do Cávado e do Ave, estes foram desafiados a, ainda que de uma  forma  simbólica, assinalar do Dia da Europa - 9 de maio, com o hastear da Bandeira da União Europeia e,  naturalmente, de  Portugal e do Município.

Municípios que aceitaram o convite:

  • Município de Vila Nova de Famalicão - Hastear das Bandeiras, pelas 10h00 e, durante o período da tarde, realização de outras atividades comemorativas desta data, desenvolvidas pela Antena de Informação Europeia sedeada na Biblioteca Camilo Castelo Branco.
  • Município de Vizela - Hastear da Bandeira da União Europeia, de Portugal e do Município nos Paços do Município.

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda