Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissários Europeus no Fórum Económico Mundial de Davos

quarta-feira , 20 Janeiro 2016

O Comissário europeu Carlos Moedas participa esta semana no 46º Fórum Económico Mundial de Davos. O Fórum reúne mais de 2.500 líderes de empresas, governos, organizações internacionais, sociedade civil, academia, da imprensa e das artes, e decorre em Davos-Klosters, Suíça, entre 20 e 23 de Janeiro. O tema da reunião é "Liderar a 4a Revolução Industrial".

No Fórum Mundial de Davos participam ainda os comissários Frans Timmermans (21-22/01), Federica Mogherini (21-22/01), Andrus Ansip (20-21/01), Maroš Šefčovič (21-22/01), Jyrki Katainen (21-22/01), Günther Oettinger (21/01), Johannes Hahn (21/01), Cecilia Malmström (22-23/01), Vytenis Andriukaitis (20-21/01), Pierre Moscovici (20-21/01) e Jonathan Hill (21-22/01). Os Comissários europeus juntam-se a uma larga lista de líderes mundiais.

O programa do Fórum inclui mais de 250 sessões, das quais 100 serão transmitidas em direto online.

Agenda do Comissário Carlos Moedas no 46º Fórum Económico Mundial de Davos:

  • 21 de janeiro: Comissário fará parte do painel de: "Encontro com a Comissão Europeia" sobre inovação e economia digital; participação no Encontro Informal dos Líderes Económicos Mundiais sobre "Liderar a IV Revolução Industrial - o papel dos governos"; encontros com Klaus Schwab (Fundador do WEF), Nitin Nohria (Reitor da Harvard Business School), Sajid Gavid (Secretário de Estado inglês da Inovação), Carlo Ratti (Diretor do SENSEable City Laboratory, MIT).
  • 22 de janeiro: Comissário dá uma conferência de imprensa sobre a importância da Ciência na Europa onde anunciará os próximos bolseiros do Centro Europeu de Investigação (3 portugueses estarão na lista); participação nas sessões "Caminho digital para a aprendizagem" e "O Futuro da Saúde"; encontros bilaterais com Angel Gurría (Secretário-geral da OCDE); Johann Schneider-Amman (Presidente da Confederação Suíça); jantar-debate com os prémios nobel da Ciência. Encontro com Francis Collins, Diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América.
  • 23 de janeiro: Comissário fará parte do painel de apresentação na sessão "Global Science Outlook". Encontros bilaterais com Shimon Peres, John Chambers (Presidente da CISCO), Travis Kalanick (CEO e co-fundador da Uber); Lee Howell (membro da Direção do Fórum Económico Mundial).

Contacto para jornalistas:

  • Delegação da Comissão Europeia no Fórum Económico Mundial de Davos: Jens Mester; Tel: +32 498 982 884; e-mail: jens.mester@ec.europa.eu; Twitter @JensMesterEU
  • Comissário Carlos Moedas: Alfredo Sousa; Tel: +32 460 757 628; Email: alfredo.sousa@ec.europa.eu

Mais informação:

A nível mundial, a União Europeia é uma garantia de estabilidade económica e política, propondo respostas para desafios comuns em vários domínios. São exemplo o aumento do investimento, a promoção do crescimento e do emprego; a promoção da agenda climática; a consolidação da União da Energia, do mercado único digital, do Mercado de Capitais da União; a promoção da investigação e da inovação; a gestão da crise de refugiados. Explicar as prioridades da Comissão e as suas ações políticas, e comprometer-se com os principais atores políticos, económicos e sociais, é uma parte importante do trabalho da Comissão - sendo que  uma das 10 prioridades da Comissão Europeia consiste exatamente em fortalecer a União Europeia como ator global.

A presença da Comissão Europeia em Davos é, portanto, natural e essencial.

Pela primeira vez, o Fórum Económico Mundial organiza um "Encontro com a Comissão", um almoço na quinta-feira 21 de janeiro, o que constitui um reconhecimento do papel da Comissão Europeia na formulação de soluções para os desafios globais.

Duas conferências de imprensa estão previstas:

  • Sobre a educação para crianças refugiadas sírias no Líbano, Jordânia e Turquia - com o Comissário Johannes Hahn e com Gordon Brown, Enviado Especial da ONU para a Educação Global, na quinta-feira 21 de Janeiro, às 15h00 (hora local);

Sobre "A Europa - atrair talentos", com o Comissário Carlos Moedas e o presidente do Conselho Europeu de Investigação, Jean-Pierre Bourguignon, na sexta-feira 22 de janeiro às 12h30 (hora local). Podem assistir no EBS+.

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda