Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissão lança iniciativa para ajudar cientistas e investigadores refugiados

terça-feira , 6 Outubro 2015

A Comissão Europeia lançou a iniciativa «Science4refugees» («Ciência para Refugiados»), dirigida a cientistas e investigadores requerentes de asilo e refugiados. Esta medida permitirá facilitar o contacto de refugiados e requerentes de asilo com formação científica com instituições que voluntariamente se declaram como «organizações que acolhem refugiados».

«Science4refugees» está acessível a refugiados e instituições através do portal EURAXESS - Researchers in Motion - uma iniciativa pan-europeia que dá acesso a uma gama completa de serviços de informação e apoio a investigadores que desejem prosseguir as suas carreiras de investigação na Europa, ou permanecer ligados a este domínio.

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, afirmou: «O lançamento da iniciativa «Science4refugees» é um exemplo muito estimulante de como a comunidade científica da Europa pode estar verdadeiramente aberta ao mundo. É, igualmente, um exemplo do modo como a Comissão Europeia pode levar a cabo ações concretas para atenuar a atual crise. Ao facilitar o contacto entre refugiados e requerentes de asilo com formação científica e instituições científicas europeias, a UE beneficiará de uma enorme diversidade de novos conhecimentos úteis para a nossa investigação, ciência e inovação. Ao mesmo tempo, estamos a tomar medidas práticas no sentido de dar oportunidades interessantes a uma comunidade de grande talento mas grandemente desfavorecida. Este é apenas um exemplo da forma como podemos demonstrar verdadeira solidariedade para com os refugiados e requerentes de asilo na União Europeia».

Antecedentes da iniciativa «Science4refugees»

Com esta iniciativa, a Comissão Europeia está a contribuir para concentrar num único portal potenciais ações destinadas a investigadores e cientistas que vêm para a Europa como refugiados e requerentes de asilo. As instituições interessadas podem agora assinalar as suas ofertas - postos, estágios ou cursos de formação - com o símbolo «Science4refugees» para indicar o seu interesse na contratação de requerentes de asilo. As principais partes e instituições interessadas, como a Liga de Universidades Europeias de Investigação (LERU), anunciaram o seu compromisso público em prol desta ação. Os refugiados e requerentes de asilo, por outro lado, podem carregar os respetivos CV numa página do portal EURAXESS criada para esse efeito e manifestar o seu interesse por um estágio, emprego ou formação. O registo é gratuito e numa base voluntária. Além disso, o portal dá acesso a uma gama completa de informações sobre as condições de trabalho na Europa para os refugiados e os requerentes de asilo.

Será atribuído às instituições científicas e académicas que se mostrem em favor da iniciativa o emblema «Science4refugees», que indica estarem abertas aos refugiados e requerentes de asilo.

A longo prazo, com o apoio dos Centros de Atendimento EURAXESS, serão integrados à iniciativa «Science4refugees» esquemas de mentoria, formação linguística e cursos de integração, no sentido de ajudar à instalação dos refugiados no seu país de acolhimento.

Sobre o portal EURAXESS

EURAXESS é uma iniciativa do Espaço Europeu da Investigação (EEI), que proporciona a investigadores europeus e não europeus toda a informação e serviços de apoio de que necessitam para seguir uma carreira de investigação internacional - na Europa e no mundo. A dimensão da presente iniciativa pan-europeia, que reúne 250 centros em 40 países europeus, é garantia de uma utilização eficiente à escala europeia.

Para mais informações:

  • EURAXESS On Tour- uma campanha de informação pan-europeia que ajuda os investigadores a encontrar aconselhamento em termos de carreira e de trabalho. A digressão visitará 34 cidades europeias em 16 países www.facebook.com/EURAXESS.OnTour

Contactos para a imprensa:

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda