Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissão reúne os líderes religiosos para debater o tema «Coabitar e ultrapassar as diferenças»

quinta-feira , 18 Junho 2015

A Comissão Europeia organizou a reunião anual de alto nível com os líderes religiosos. Frans Timmermans, o Primeiro Vice-Presidente, acolheu Antonio Tajani, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu e quinze líderes religiosos das comunidades cristã, judia, muçulmana, hindu, budista e mórmon. Na reunião deste ano, debateu-se o tema «Coabitar e ultrapassar as diferenças».

Segundo Frans Timmermans: «Este diálogo é mais importante do que nunca. As nossas sociedades enfrentam desafios fundamentais, e as igrejas e as religiões podem desempenhar um papel importante neste contexto para promover a coesão social e superar as divergências. Os líderes hoje aqui reunidos são parceiros da Comissão Europeia, na medida em que podem partilhar as suas experiências na luta contra o fundamentalismo e a discriminação, bem como a nível da criação de um clima de confiança e de compreensão mútua.»

Antonio Tajani, Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável pelo diálogo inter‑religioso, acrescentou: «A derrota do radicalismo e do fundamentalismo será apenas possível mediante a nossa união. O diálogo entre as religiões é crucial para defender os valores das nossas sociedades. As instituições europeias não deveriam promover o diálogo apenas a nível dos líderes religiosos e dos teólogos, mas também associar os jovens. Temos de investir mais não só na economia, mas também no futuro dos jovens europeus. Precisamos de políticas que promovam valores fundamentais como a paz, a solidariedade e o respeito da dignidade humana entre as gerações e as sociedades futuras».

As conclusões da reunião de alto nível hoje realizada serão tidas em conta no primeiro colóquio anual sobre os direitos fundamentais na UE, a realizar em 1 e 2 de outubro de 2015. O tema central do colóquio será «Tolerância e respeito: prevenir e combater o ódio antissemita e antimuçulmano na Europa».

Contexto

São regularmente travadas reuniões de alto nível e discussões no âmbito de grupos de trabalho entre a Comissão Europeia e as igrejas, as associações e comunidades religiosas, e ainda com as organizações filosóficas e não confessionais. A reunião hoje realizada foi a 11.ª de uma série de reuniões que têm vindo a ser organizadas pela Comissão desde 2005. O Tratado de Lisboa consagrou, a partir de 2009, o diálogo com as igrejas, as religiões, as organizações filosóficas e não confessionais.

A Comissão fomenta o diálogo através de reuniões como a realizada hoje e mediante o apoio financeiro prestado a projetos destinados a favorecer a compreensão intercultural, inter-religiosa e interconfessional. No âmbito do programa «Europa para os Cidadãos» para o período 2014-2020, dotado de um orçamento total de 185,5 milhões de EUR, a Comissão cofinancia projetos de sensibilização para os valores da UE, nomeadamente a tolerância, o respeito mútuo e a promoção da participação da sociedade civil.

O programa «Direitos, Igualdade e Cidadania» para o período 2014-2020 irá financiar em 2015 projetos centrados na prevenção e na luta contra o antissemitismo, o ódio e a intolerância contra os muçulmanos, bem como projetos que promovam o desenvolvimento de instrumentos e de práticas para prevenir, controlar e combater os discursos de incitação ao ódio na Internet, por exemplo, através de discursos que os contrariem.

Para mais informações:

Diálogo da Comissão Europeia com as igrejas, as comunidades religiosas e as organizações filosóficas e não confessionais na página inicial da DG Justiça sobre os direitos fundamentais

Comunicado de imprensa sobre a reunião anual realizada com as organizações filosóficas e não confessionais em 2 de junho de 2015


Lista de participantes

Joelle AFLALO, Comunidade judaica do Luxemburgo

François CLAVAIROL, Presidente da Federação Protestante de França

Jamie CRESSWELL, Presidente da União Budista Europeia

S.Ex.ª o Representante Permanente da Conferência de Rabinos Europeus junto da UE e Principal Rabino de Bruxelas, Albert GUIGUI

Khalid HAJJI, Secretário-Geral do Conselho Europeu dos Oulema de Marrocos

Svamini HAMSANANDA, Fórum Hindu da Europa

S. Ex.ª The Right Reverend Christopher HILL, Presidente da Conferência das Igrejas Europeias

S. Ex.ª The Right Reverend Robert INNES, Bispo na Europa

Elder Patrick KEARON, Primeiro Conselheiro Interregional da Europa - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Sua Eminência o Cardeal Reinhard MARX, Arcebispo de Munique e Freising e presidente da COMECE

Sua Eminência Metropolitana JOSEPH, Metrópole Ortodoxa Romena da Europa Ocidental e Meridional

Ali Sayed RAZAWI, Co-Secretário-Geral de Majlis e Ulama e Shia Europa

Irmgard SCHWAETZER, Presidente do Sínodo da Igreja Evangélica da Alemanha

Maria VOCE, Presidente do Movimento Focolare

Catherine KARKALA-ZORBA, Academia Ortodoxa do Patriarcado Ecuménico, Grécia

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda