Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Interreg Europe: UE investe 359 milhões de euros para o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões europeias

quinta-feira , 18 Junho 2015

A Comissão Europeia adotou um novo programa de cooperação inter-regional («INTERREG Europe») entre todos os Estados-Membros da UE, com a participação da Noruega e da Suíça, no valor de mais de 359 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O programa centrar-se-á em apoiar o intercâmbio de experiências, a transferência de boas práticas e as iniciativas conjuntas entre as regiões.

Na opinião de Corina Crețu, Comissária Europeia responsável pela Política Regional: «Para poder enfrentar os desafios económicos e ambientais mundiais, as regiões e os países da Europa têm de reunir as suas ideias, as suas iniciativas e os seus recursos e encontrar soluções comuns. Ao permitir que as regiões cooperem na identificação das melhores soluções possíveis, o programa INTERREG Europa irá contribuir para melhorar a eficácia das políticas públicas, bem como a competitividade europeia.»

O programa financiará projetos de cooperação inter-regional entre parceiros provenientes de diferentes países europeus que, em conjunto e durante três a cinco anos, procederá ao intercâmbio das suas experiências no domínio de questões políticas específicas abrangidas pelo programa, como a inovação, o apoio às PME, a economia hipocarbónica ou a proteção do ambiente. Cada região envolvida no projeto de cooperação elaborará um plano de ação, a fim de garantir que os ensinamentos retirados da cooperação serão postos em prática. As regiões terão igualmente acesso a plataformas de aprendizagem política onde as organização ativas no domínio das políticas de desenvolvimento regional na Europa serão apoiadas por peritos, a fim de melhorar a gestão e execução das políticas públicas nos quatro domínios acima referidos.

O primeiro convite à apresentação de projetos será concluído no segundo semestre de 2015. Os parceiros públicos e os parceiros privados poderão beneficiar, respetivamente, de um máximo de 85 % e 75 % de financiamento da UE para os respetivos projetos.

Contexto

O programa «INTERREG Europa» abrange o território dos 28 países da UE, além da Noruega e da Suíça. É gerido pelo Conselho Regional do Nord-Pas de Calais, em França.


O programa tem quatro prioridades:

1) Investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação

2) Competitividade das pequenas e médias empresas

3) Economia hipocarbónica

4) Ambiente e eficiência dos recursos


A cada prioridade será atribuído um montante do FEDER de 84,4 milhões de euros.

Um montante adicional de 21,5 milhões de euros será disponibilizado para assistência técnica.

O financiamento da UE de 359,3 milhões de euros será complementado por 67 milhões de euros de cofinanciamento de fontes nacionais públicas e privadas. Os países terceiros contribuirão no máximo com um montante de 6 milhões de euros. O volume total do programa ultrapassa 432 milhões de euros.

Dados de contacto:

Conseil Régional Nord-Pas de Calais

Hôtel de Région

F-59555 Lille Cedex

Telefone: +33 328 82 82 82

Sítio Internet:  http://www.interreg4c.eu/interreg-europe/


Mais informações:

Resumos dos programas operacionais adotados para os fundos da política de coesão 2014-2020

Cooperação entre as regiões e os países

INTERREG Europe 2014-2020

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda