Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Debate - O Projeto Europeu, que futuro?

quarta-feira , 6 Maio 2015

Debate - O Projeto Europeu, que futuro?

O Centro de Informação Europe Direct de Barcelos, em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Antena de Informação Europeia sediada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e com o Centro de Documentação Europeia da Universidade Católica no Porto, organiza no próximo dia 9 de maio, Dia da Europa, um debate subordinado ao tema O Projeto Europeu: que futuro?, inspirado no projeto de envolvimento e participação dos cidadãos europeus, designado Uma Nova Narrativa para a Europa.

O projeto Uma Nova Narrativa para a Europa surge como resposta ao apelo do Parlamento Europeu e do Presidente da Comissão Europeia no sentido da criação de uma nova narrativa que ligue o passado remoto e recente da Europa e que ofereça, igualmente, uma visão para o futuro, estimulando, dessa forma, novas contribuições para a reflexão, envolvimento e participação dos cidadãos.

O debate, inserido num programa mais alargado de comemorações do Dia da Europa, contará com a participação de Nuno Melo, Carvalho da Silva, Leonardo Costa e José Baptista, ficando a moderação a cargo de Paulo Monteiro, Diretor do jornal Correio do Minho.

Dr. Nuno Melo, Advogado e consultor jurídico de profissão, é licenciado em Direito, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Iniciou a sua carreira política como militante do Centro Democrático Social, sendo atualmente um dos vice-presidentes da respetiva Comissão Política Nacional.

Foi presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP e vice-presidente da Associação Nacional dos Autarcas Populares.

Foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão e deputado à Assembleia da República, nas VIII, IX e X Legislaturas, pelo Círculo de Braga. Nas eleições europeias de 2009, foi o cabeça-de-lista da candidatura do CDS-PP, tendo sido eleito deputado ao Parlamento Europeu a 7 de Junho desse ano. Integra, assim, o Grupo do Partido Popular Europeu.

Professor Carvalho da Silva, licenciado em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Doutorou-se em 2007, também no ISCTE, com a dissertação Centralidade do Trabalho e Acção Colectiva. Sindicalismo em Tempo de Globalização. É investigador do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, desde 2009. Coordena a delegação do CES em Lisboa e o Observatório sobre Crises e Alternativas, criado por este centro em abril de 2012. Desde 2011 é Professor Catedrático convidado da Universidade Lusófona, coordenando o Mestrado " Sociologia e Economia do Trabalho: Inteligência Económica e Cooperação no Espaço Lusófono".

Professor Leonardo Costa, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, desde 1998. Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia, Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural por este mesmo Instituto, Doutorado em Economia pela Universidade do Arizona nos EUA. É co-autor do artigo O Resgate de Portugal e a crise da União Europeia. As suas principais áreas de investigação são: Análise de políticas públicas, desenvolvimento económico, macroeconomia, análise de eficiência e produtividade, inovação.

José Baptista, estudante do curso de Direito, da Universidade do Minho, é o primeiro embaixador para Portugal do European Student Think Tank, uma plataforma que integra representantes de 14 estados-membros e pretende envolver os jovens estudantes nos processos de decisão da União Europeia.

Moderador, Dr. Paulo Monteiro, Diretor do jornal Correio do Minho

 

Consulte aqui o Programa

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda