Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Emily O'Reilly reeleita Provedora de Justiça Europeia

terça-feira , 16 Dezembro 2014

Emily O'Reilly reeleita Provedora de Justiça Europeia

Os eurodeputados reelegeram hoje, 16 de dezembro, a irlandesa Emily O'Reilly para Provedora de Justiça Europeia por 569 votos a favor, 66 contra e 43 abstenções. A função do Provedor de Justiça Europeu é investigar as queixas de cidadãos, empresas, ONG e outras organizações sobre casos de má administração nas instituições e órgãos da UE. Em 2013, foram registadas 2 420 queixas e foram auxiliados 23 245 cidadãos.

"Estou muito contente com a minha reeleição para o cargo de Provedor de Justiça Europeu e gostaria de agradecer ao Parlamento Europeu pelo seu forte apoio pluripartidário. Vou continuar o trabalho que iniciei em outubro de 2013 e tornar os meus objetivos estratégicos em realidade, com o objetivo de melhorar a qualidade da administração da União Europeia em benefício de todos os europeus", afirmou Emily O'Reilly em comunicado de imprensa após a votação.

Acrescentou ainda “Temos que ser capazes de persuadir, de convencer e negociar com instituições que, por vezes, hesitam em alterar formas de pensar ou o seu processo de decisão. Neste sentido, ser Provedor de Justiça está mais perto da arte do que da ciência”.

Emily O'Reilly foi eleita pelo Parlamento Europeu em 3 de julho de 2013 para suceder ao grego Nikiforos Diamaddouros, que se reformou. O'Reilly foi a primeira mulher a ocupar este cargo.

O mandato de Emily O'Reilly será até 2019.

Espreite a nossa infografia para obter mais informação sobre as funções do Provedor de Justiça Europeu e os casos recebidos pela instituição em 2013.

Aceda aqui à notícia original

Infografia


 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda