Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Visita de Multiplicadores de Informação do CIED Barcelos a Bruxelas

sexta-feira , 7 Fevereiro 2014

Visita de Multiplicadores de Informação do CIED Barcelos a Bruxelas

O CIED de Barcelos proporcionou, de 2 a 4 de fevereiro, em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com o Serviço de Visitas da Direção Geral de Comunicação da Comissão Europeia, uma Visita de Multiplicadores de Informação às Instituições Europeias – Bruxelas, a um grupo de 25 de personalidades representantes dos stakeholders locais.

No dia 3 de fevereiro foram dadas as Boas Vindas ao grupo no Edifício Berlaymont, pela Adelaide Pinto – Responsável pela organização da visita da Direção Geral de comunicação – Serviço de Visitas.

Após Sessão de Boas vindas, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a Arquitetura Institucional feita por Ana Faria do BEPA – Bureau European Policy Advisors e, no final desta, uma apresentação do Europe By Satellite por Madalena Monge – Serviços Audiovisual da Direção Geral de Comunicação.

Durante o período da manhã, foi ainda proporcionada uma visita à Sala de Imprensa do Berlaymont, estando no momento da nossa visita a ser apresentado, pela Comissão Europeia, o primeiro Relatório de Anticorrupção da União Europeia.

Após visita à Sala de Imprensa seguiu-se o almoço que foi um almoço/trabalho, pois durante o mesmo, o grupo, contou com a presença do Telmo Baltazar – Membro do Gabinete da Vice-Presidente Reading (responsável pela Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania). Este falou ao grupo sobre a Comissão Europeia: O Governo Europeu? O Ano Europeus dos Cidadãos!

Durante o período da tarde, e já no Centro de Visitas da Comissão, os participantes puderam participar em 3 apresentações.

“Abrir a Educação” foi a primeira apresentação e contou como "formadora" Glória Nunes Rodrigues da Direção Geral da Educação e Cultura.

Posteriormente, seguiu-se uma nova apresentação sobre a Política das Empresas, por José Freitas da Direção Geral das Empresas e Indústria e da apresentação sobre a Política do Emprego da União Europeia apresentada por Teresa Oliveira e Sara Almeida da Direção Geral do Emprego.

O dia de trabalho terminou com a visita à Representação Permanente de Portugal junto da Comissão Europeia (REPER), sendo o grupo recebido pelo Representante Permanente COREPER II, Hélder Joana, Porta-voz da REPER e Quirino Mealha,  ligado à Política Regional, Fundos Estruturais.

No dia 4 foi ainda proporcionada uma visita ao Parlamentarium – Centro de Visitantes do Parlamento Europeu. O grupo teve a oportunidade de, através de um ambiente multimédia dinâmico e interativo, fazer uma visita, através da história relatada, aos primórdios da origem/construção da União Europeia, bem como ter contato com o funcionamento do Parlamento Europeu (ver como funciona, por dentro esta instituição europeia).

Aceda aqui ao programa da visita


Recortes de imprensa
CIED quer chegar a mais cidadãos

 

Informação On Line

Centro de Informação Europe Direct de Barcelos quer chegar a mais cidadãos

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda